Indústria de Alimentos 2030

26 AÇÕES PARA O AUMENTO DO VALOR NUTRICIONAL DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INDUSTRIALIZADOS INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA MELHORA DO PERFIL DE NUTRIENTES Desde 2009, além do lançamento de novos itens, está sendo realizada a reformulação de produtos já exis- tentes, seguindo os requisitos nutricionais (Barilla Nutritional Guidelines), de forma a melhorar seu perfil nutricional e ativamente contribuir para o bem-estar das pessoas e propiciar a elas dietas balanceadas e sau- dáveis. Em 2017, a empresa ampliou a gama de alimentos integrais, com o lançamento de 9 novos produtos na categoria massas e produtos de panificação, tendo sido reformulados 8,4% dos produtos. Como resultado desse projeto, desde 2010, a Barilla reformulou 420 receitas existentes, reduzindo o teor de sal, açúcar, gorduras e gorduras saturadas. Metas para 2020 Até 2020, 90% dos volumes totais de produtos estarão em conformidade com o Barilla Nutritional Guidelines. Em 2018, atingiu 86% dos produtos; Até 2020, 100% dos volumes de produtos deverão estar alinhados com os mais avançados padrões de qualidade e segurança ali- mentar. Em 2018, atingiu 99,4%. Até 2020, 100% das plantas serão certificadas segundo a norma internacional de segurança alimentar FSCC 22000. Em 2018, atingiu a meta. Metas para 2030 Assegurar que 85% dos produtos de panificação vendidos em porções simples conterão não mais de 150 Kcal. Até 2030, garantir que os produtos “melhores para você”, como itens integrais, ricos em fibras e ricos em proteínas, representem pelo menos 30% dos volumes totais da Barilla. Em 2018, eles representaram 11,3%. Assume compromisso de desenvolver novos produtos mais saudáveis e melhorar o status dos já existentes. Em 2016, a empresa definiu como pilares da reformulação de produtos a fortificação e o acesso à proteína. Exemplos de produtos reformulados: Qualy Q Mix: margarina contendo uma combinação de vitaminas do complexo B, Selênio e Ômega 3; Qualy Multigrãos: margarina com grãos integrais. Em 2016, foram lançados vários alimentos enriquecidos, tais como salsichas e produtos empanados contendo vitamina A, ferro e zinco. Há 45 anos, a Fundação Cargill tem atuado em comunidades com foco na promoção da alimentação saudá- vel, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Em 2017, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas (www.alimentacaoemfoco.org.br ). A companhia objetiva desenvolver ingredientes com foco na melhora da qualidade e do conteúdo nutricional dos produ- tos alimentícios, incluindo grãos e óleos funcionais, e opções para a redução de açúcares, gorduras trans e sódio. Em 2019, investiu US$ 5 milhões em pesquisa para o desenvolvimento de um chocolate com baixo teor de açúcar. Meta para 2030 Aumentar o acesso a alimentos seguros e nutritivos, para uma população crescente. Manter a nutrição como uma das responsabili- dades corporativas básicas. No período 2015-2017, a empresa reformulou 27 produtos. Em 2017, houve a redução do açúcar adicionado em 17 bebidas, além da adição de vitaminas e minerais. O portfólio tem, ao todo, 20 marcas, sendo seis regionais e 75% com versões de baixa caloria. Além disso, 59% dos néctares têm vitaminas e, na linha de repositores, 100% têm minerais e 64%, vitaminas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==