Indústria de Alimentos 2030

27 melhora do perfil de nutrientes dos produtos Metas para 2020 100% dos produtos deverão atingir as metas nutricionais. Até 2020, as principais marcas deverão contri- buir para fornecer alternativas mais saudáveis na dieta dos consumidores. Em documento publicado, o “Nutritional Targets 2020: Product Categories and Nutrient Thresholds”, a Da- none estabelece metas para 2020 para o conteúdo de vários nutrientes, em diversas categorias de produtos, em diferentes faixas etárias. Exemplos: produtos à base de leite fermentado fresco, para consumo diário (principal- mente iogurtes, kefirs e queijo fresco). Para adultos: proteína maior ou igual a 2,2 g/100g, ou maior ou igual ao valor mínimo local estabelecido para “produto lácteo”; Cálcio maior ou igual a 120 mg/100g, ou maior ou igual ao valor mínimo local estabelecido para ser definido como “fonte de Ca”; Em 2017, 64% do volume de vendas foi de produtos com alegações nutricionais. Os indicadores são calculados com base no Nu- trition & Health Scorecard, para as categorias de produtos onde sua aplicação é considerada relevante; 88% do volume de vendas estava nas categorias saudáveis (água, iogurte e outros produtos lácteos, produtos à base de plantas, bebidas lácteas, fórmulas infan- tis, leites em pó, bebidas com zero açúcar e produtos de nutrição médica avançada); 73% do volume de vendas referiu-se a produtos compatíveis com a Danone Nutritional Targets 2020; 21% do volume de vendas foi de produtos nutricionalmente melhorados nos últimos três anos; 50% do volume de vendas foi de produtos fortificados (mesmo valor em 2016); 99% do volume de vendas foi de produtos com informação nutricional na embalagem (mesmo valor em 2016) e 100% do volume de vendas em 2017 foi de produtos com informações nutricionais fora da embalagem; 74% do volume de vendas foi de produtos com indicação do tamanho da porção (produtos embalados em porções individuais e/ou com indicação clara do tamanho da porção na embalagem). Em 2018, 89% dos volumes vendidos eram pertencentes às categorias saudáveis e os 11% restantes referentes a bebidas com baixo teor de açúcar, produtos de indulgência e auxiliares de cozinha; 10% do volume foi melhorado nutricionalmente; 78% dos volumes em conformidade com os objetivos nutricionais para 2020, sendo 25% dos volumes vendidos produtos fortificados. Em 2017, a companhia publicou a Declaração Ferrero Corporate sobre Formulação e Inovação de Produtos, com o objetivo de oferecer aos consumidores um portfólio de produtos de alta qualidade e frescor. Desenvolve um grande número de projetos, explorando maneiras de incluir fibras e frutas desidratadas em seus produtos. No período 2016/2017, 89% do volume comercializado atendia ao “Nutrition Passports”, um documento relacionado a cada produto, que resume suas características nutricionais e sua ocasião de consumo e que é compartilhado entre vários grupos de trabalho envolvidos em questões nutricionais. O documento também oferece uma avaliação da resposta metabólica ao consumo do produto avaliado. Em alguns casos, indica que mais pesquisas científicas e estudos clínicos são necessários. Os “Nutritional Passports” envolveram perto de 82% dos volumes comercializados em 2017/2018. Em 2005, foi dado início ao melhoramento dos produtos com relação aos aspectos de saúde e nutrição, com a implementação do U.S. Health Metric. Exemplos de mudanças no portfólio de produtos com base no U.S. Health Metric, no período de 2005 a 2018: Mais de 300 novos produtos com pelo menos 8 gramas de grãos integrais por porção e mais de 300 produtos ricos em fibras, como cereais e snacks ; Mais de 600 novos produtos adicionados de vitaminas e minerais, tais como iogurtes, cereais e lanches; Mais de 165 novos produtos com, pelo menos, 10% do valor diário recomendado de proteína por porção. Como parte de um compromisso global (Global Nutrition Commitment), a Cereal Partners Worldwide (CPW), joint venture entre a General Mills e a Nestlé, em outubro de 2012, anunciou metas específicas para melhorar nutricio- nalmente até 6 bilhões de porções de cereais de café da manhã, populares entre crianças e adolescentes, em mais de 130 mercados, aumentando a quantidade de grãos integrais e cálcio e reduzindo açúcar e sódio em suas formulações. As metas dessas reformulações de cereais incluem: mais grãos integrais do que qualquer outro ingrediente; 9 gramas ou menos de açúcar por porção; 135 miligramas de sódio ou menos por porção; pelo menos 15% da dose diária recomendada de cálcio por porção. Em 2018: 16% dos produtos com aumento de nutrientes benéficos (grãos integrais, fibra, vitaminas, minerais, proteína). Meta para 2020 Todos os cereais da CPW que contenham uma faixa verde serão feitos de grãos integrais e livres de corantes e sabores artificiais. INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA MELHORA DO PERFIL DE NUTRIENTES

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