Indústria de Alimentos 2030

48 AÇÕES PARA ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA A REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS Mantém parceria internacional com a rede Carrefour visando a redução do desperdício de alimentos. Meta para 2020 Atingir zero geração de resíduos para aterros nas instalações industriais. Em 2018, ocorreu a redução de 10%. Em 2017, a geração de resíduos foi inferior a 10%. 92% dos resíduos gerados na produção de molhos são enviados para reciclagem. O controle de resíduos sólidos visa a redução, reciclagem e reúso de materiais em toda a cadeia de valor. Realiza a separação de resíduos orgânicos para seu aproveitamento em compostagem para a produção de fertilizantes. A Bunge South America vem desenvolvendo mecanismos e processos para a redução desses resíduos nos processos industriais, buscando sempre assegurar a destinação ambientalmente correta dos mesmos. No Brasil, em 2018, houve redução da disposição de resíduos perigosos (2018: 400,78 ton; 2017: 1.474,92 ton) e não perigosos (2018: 1.675,72 ton; 2017: 5.010,04 ton). Colabora com o World Resources Institute com o objetivo de incorporar o Protocolo Food Loss & Waste Protocol’s em seu inventário global de resíduos. A partir de 2014, estabeleceu parceria com a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que busca me- lhorar a igualdade social e as oportunidades de emprego por meio da gastronomia, com foco na redução do desperdício de alimentos. Desenvolve o Projeto 1/3, que objetiva contribuir para conscientizar as pessoas para o grande desperdício de ali- mentos no mundo. Em 2017, equipes da empresa participaram de eventos em 30 países, conectados ao World Food Day. Desde 2010, o Programa Ação Renove o Meio Ambiente da Cargill, em parceria com redes de supermercados, shoppings, empresas, ONGs e prefeituras para a implantação de mais de 1.000 pontos de coleta de óleo residual em dez estados brasileiros, bateu a marca de 3 milhões de litros de óleo vegetal usados coletados e transformados em matéria-prima para novos produtos mais sustentáveis, como biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável. Participa da plataforma #SinDesperdicio (http://sindesperdicio.net ) destinada a contribuir para reduzir as perdas e desperdícios de alimentos por meio de quatro eixos de trabalho: projetos inovadores, políticas pú- blicas em nível nacional e local, geração de conhecimento e hábitos de consumo responsável. A plataforma, coordenada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem parceiros estratégicos como a Orga- nização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Rede Global de Bancos de Alimentos, o Consumers Goods Forum (CGF) e o World Resources Institute. Em janeiro de 2018, a Coca-Cola assumiu globalmente o compromisso “Um Mundo Sem Resíduos” (WWW, ou A World Without Waste), que tem a ambição de ajudar a coletar e reciclar o equivalente em peso a tudo que venderem até 2030. Em 2018, criou a garrafa universal, com redução de 14% no peso e com rótulo de papel, que pode ser usada potencialmente até 25 vezes, promovendo assim o reúso das garrafas das bebidas como uma das formas de diminuir a geração de resíduos em larga escala. As embalagens PET retornáveis, por serem usadas muitas vezes e evitarem a produção de novas garrafas, têm um índice de emissão de carbono 62% menor que o da PET descartável. Atualmente, 99% das embalagens da Coca-Cola Brasil são 100% recicláveis. A empresa pretende investir R$ 1,6 bilhão em emba- lagens retornáveis, no período de 2015 a 2020.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==