Indústria de Alimentos 2030
67 sustentabilidade dos ingredientes INICIATIVAS EMPRESARIAIS EM SUSTENTABILIDADE DOS INGREDIENTES Mantém o compromisso de usar os princípios do SAGP (Princípios de Conduta para a Agricultura Sustentá- vel) em toda a cadeia de fornecedores. Na cadeia de frutas e chás, deverão ser envolvidos 20 mil produtores rurais. Em 2017, a Coca-Cola Brasil, por meio da Leão, manteve relacionamento direto com, aproximada- mente, 5 mil produtores rurais. Globalmente, a porcentagem de ingredientes certificados a um padrão de agricultura sustentável cresceu de 8% a 44% no período 2014-2018. Em 2018, 2.223 pessoas impactadas na cadeia do guaraná por meio do programa Olhos da Floresta, que capacita famílias produtoras, com apoio técnico para adoção de Sistemas Agroflorestais (SAFs, em que se produz em meio à floresta), oficinas de estímulo à organização social, práticas de manejo agroecológico, uso de homeopatia em plantas e preservação da biodiversidade. O guaraná utilizado é 100% produzido no Amazonas e possui certificação de origem, 40% da produção provém da agricultura familiar. Apoia o Programa Bolsa-Floresta, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Desde 2013, o programa Coletivo Floresta promove a rastreabilidade da cadeia de açaí, melhorias na logística, segurança do tra- balho e incentivo de boas práticas de manejo sustentável, abrangendo 709 famílias do território Médio Juruá (AM), das quais 350 beneficiadas diretamente. Entre os fornecedores de fruta e de erva-mate, 70% são pequenos agricultores ou produtores da agricultura familiar. Metas para 2020 Fornecimento sustentável dos principais ingredientes. 2016, 100% de café e chá, 51-75% de limões e açúcar de beterraba, 0-25% de açúcar de cana, laranjas e milho; 2017, 100% de café e chá, 51-75% de limões e açúcar de beterraba, 26-50% de uvas, 0-25% de açúcar de cana, laranjas, maçãs e milho; Em 2018, café, chá e soja atingiram 100%. Garantir 100% da cadeia de fornecimento de açúcar com a certificação Bonsucro, que assegura padrões internacionais de produção sustentável. Em 2018, 66,2% do açúcar comprado pela companhia tinha a certificação Bonsucro. Em 2017, 37%. Investir 1% do lucro operacional anual da empresa em comunidades locais. Em 2018, investiu 1,5%. Meta para 2020 Eliminar o desmatamento de sua cadeia de fornecimento. A estratégia da empresa inclui a implementação de uma economia circular, utilizando materiais sustentáveis, produzidos a partir de fontes sustentáveis, além do tratamento de resíduos como um recurso novo e proveitoso. Avaliar 80% dos volumes de leite fresco, globalmente, com nova ferramenta de avaliação do bem-estar animal ou através da Validus Animal Welfare Certification na Divisão de Laticínios e Vegetais. Em 2018, 43% dos volumes de leite fresco foram avaliados. Em 2018, 24% do total de leite coletado diretamente veio de produtores que trabalham com a Danone sob contratos de longo prazo. Em 2017, 19%. Em 2018, atingiu a meta de 50% do volume de leite fresco não orgânico para o projeto não-OGM nos EUA. Para atingir as metas de fornecimento sustentável possui o programa Ferrero Farming Value (FFV), parte do compromisso da empresa com a agricultura sustentável (Ferrero Agricultural Commitment to Sustaina- bility/F-ACTS). Metas para 2020 Obter certificação sustentável para 100% do cacau. Atualmente, está adquirindo grãos de cacau sustentáveis princi- palmente através dos padrões de certificação UTZ Certificado, Rainforest Alliance Certified™, Comércio Justo e Fairtrade USA. Em agosto de 2018, atingiu 77% de grãos de cacau sustentáveis. No período 2016/2017 (ano fiscal), consumiu acima de 130.000 toneladas de amêndoas de cacau, 70% com certificação sustentável. As certificações utilizadas são UTZ Certified, Rain- forest Alliance Certified and Fairtrade.
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