Indústria de Alimentos 2030

75 Alimentos Industrializados AÇÕES PARA MANTER A TRANSPARÊNCIA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA COMUNICAÇÃO Na publicação sobre “Alimentos Industrializados” (ALIMENTOS..., 2018), o ITAL des- tacou a necessidade de melhorar a comunicação com o consumidor de alimentos e bebi- das, diante de tantas lacunas de conhecimento sobre as características desses produtos. Principalmente, para minimizar os impactos indesejáveis que as mensagens preconcei- tuosas e sem base científica podem causar, tais como confusão e indução ao erro nas compras por parte dos consumidores. Uma pesquisa feita no Brasil (HEALTHFOCUS, 2014) revelou que mais da metade das pessoas estavam con- fusas diante da saturação de mensagens, muitas vezes conflitantes, sobre o que deveriam ou não comer. Nesse trabalho são relacionadas várias ações das em- presas no sentido de conferir maior transparência na co- municação com a sociedade e também quanto à prática de publicidade e propaganda responsáveis. Representam iniciativas que deverão provocar significativas mudanças nos processos de comunicação, ao concentrar sua ênfase na educação alimentar dos consumidores e na compre- ensão do papel positivo da indústria de alimentos e bebi- das não alcoólicas na sociedade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==