Indústria de Alimentos 2030

76 AÇÕES PARA MANTER A TRANSPARÊNCIA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA COMUNICAÇÃO Transparência na COMUNICAÇÃO com os consumidores e a sociedade 11 Em 2010, o estudo Brasil Food Trends 2020 (BRASIL..., 2010) ressaltou a tendência de as empresas de alimentos terem maior transparência e relacionamento mais estreito com os consumidores, aprimorando seus meios de informa- ção e comunicação. De fato, as iniciativas das empresas para conferir maior transparência na comunicação, demonstram a evolução nos esforços para o atendimento das demandas da sociedade por mais conhecimento sobre a composição dos alimentos industrializados, sua forma de produção e o com- portamento ético dos fabricantes, entre outras informações que passaram a ser relevantes no processo de escolha dos produtos a serem consumidos. Por meio de relatórios públi- cos, elas têm prestado contas à sociedade também sobre seus avanços em responsabilidade social, ética e sustentabilidade. Além dos meios que têm sido utilizados, de forma voluntá- ria, para fornecer informações detalhadas sobre os ingredien- tes e os processos produtivos utilizados, os sistemas regulató- rios avançam no aperfeiçoamento das normas para padronizar determinados tipos de informação ao consumidor, como é o caso da colaboração com a ANVISA para introduzir o sistema de rotulagem nutricional frontal nos produtos. Apesar de todas essas ações, as informações divulgadas pelas empresas continuam a ser desacreditadas por meio da propagação de mitos e preconceitos por instituições e profis- sionais que são ideologicamente contrários à indústria, utili- zando artifícios descolados dos fatos e dos princípios da ciên- cia e tecnologia de alimentos. Portanto, existe a necessidade de a comunicação com a sociedade também ser destinada a derrubar mitos, uma tarefa complexa que requer a participa- ção, além das empresas, das entidades setoriais, universida- des, institutos de pesquisa e demais stakeholders do setor. Nessa direção, o ITAL tem contribuído com a manutenção do website “Alimentos Processados”, a publicação “Alimentos Industrializados” e, mais recentemente, da nova série de pu- blicações “Alimentos Industrializados 2030”, que está sendo inaugurada com o primeiro volume “Pães Industrializados”. A presente publicação -“Indústria de Alimentos 2030”-, ao revelar a grande quantidade de esforços das empresas nos dez temas materiais, dá continuidade ao trabalho do ITAL e de seus par- ceiros para ampliar o acesso das sociedade a um retrato mais fidedigno da indústria quanto a segurança e saudabilidade dos seus produtos e sustentabilidade dos processos produtivos.

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