Indústria de Alimentos 2030
77 transparência na comunicação com os consumidores e a sociedade INICIATIVAS EMPRESARIAIS EM TRANSPARÊNCIA NA COMUNICAÇÃO COM OS CONSUMIDORES E A SOCIEDADE Criou a plataforma “Per darti il Meglio” com informações para os consumidores sobre nutrição, bem-estar animal e uma enciclopédia que descreve os ingredientes em detalhes, identificando suas origens, como é usado e processado. Mantém uma comunidade online, “Nel Mulino che Vorrei”, que interage com mais de 210.000 usuários para obter sugestões e feedback sobre suas marcas. Em 2018, voltou a realizar o Mulino Tour, um passeio itinerante que divulga a marca Barilla pela Itália e fornece informações sobre como os produ- tos são fabricados. Utiliza o verso das embalagens para fornecer informações sobre os ingredientes, compromisso da marca com o bem-estar animal etc. Promove atividades educativas e informativas destinadas a incentivar estilos de vida saudáveis, hábitos alimentares equi- librados e consumo alimentar responsável. Em 2017, entre outras iniciativas, desenvolveu o programa Giocampus (educação dietética e educação física) e o projeto ViviSmart (promoção de escolhas nutricionais alinhadas com o modelo mediterrânico e a pirâmide alimentar). Desenvolve projeto associado ao posicionamento da marca Sadia (“Sadia, mais saudável a cada dia”), que envolve, entre outros aspectos, educação alimentar e comunicação com os consumidores. Mantém um Canal de Transparência em oito países (Brasil, Chile, Japão, China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Cingapura e Turquia), disponível a colaboradores, fornecedores, clientes e outros públicos de seu relacionamento. Nos últimos anos, aprofundou o trabalho de gestão da qualidade na área de food transparency, que diz respeito ao fornecimento de informação clara, precisa e acessível, aos consumidores e parceiros de negócios, sobre padrões usados na produção, processos de acondicionamento, transporte e venda no varejo. Um dos pilares do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é dar voz ao cliente e consumidor, como forma de melhora contínua dos negócios. Para aprimorar o relacionamento, o SAC ao Vivo (os executivos acompanham o dia a dia das chamadas), o Fale com o Consumidor (gerentes e diretores respondem diretamente aos consumidores) e Rodas de Prosa, conversas com supervisores das unidades produtoras pelo Brasil. Além disso, mantém canais digitais corporativos e as principais marcas (Sadia, Perdigão, Qualy etc.) têm websites, nos quais são oferecidas informações de nutrição, saúde, dicas de receitas e padrões de consumo. Nos dois últimos anos foram investidos R$ 10 milhões na área de relacionamento com consumidores e clientes, incluindo a im- plementação da plataforma Salesforce (referência em CRM no mercado). A gestão de NPS (Net Promoter Score) faz parte de outra estratégia ao traduzir em metas, para 2019, o atendimento aos consumidores e clientes por meio do SAC. Divulga informações nutricionais e sobre os produtos nos websites de cada marca, com explicações espe- cíficas sobre os componentes dos alimentos. Mantém o Serviço de Atendimento Bunge Especialistas (SABE), voltado para o mercado profissional, e a Casa do Consumidor, onde os consumidores são atendidos por nutricionistas que tiram dúvidas e dão indica- ções de uso sobre os produtos alimentícios. Realiza pesquisas para verificar o nível de satisfação dos clientes e consumidores, utilizando a metodologia NPS (Net Promoter Score). Com base no índice NPS de 2018, está posicionada em “Zona de Qualidade”, que abrange pontuação de 51% a 75%.
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