Indústria de Alimentos 2030

93 considerações futuras A importância de um roadmap para definir metas setoriais para 2030 Considerando que uma parcela representativa da indús- tria de alimentos e bebidas não alcoólicas no Brasil possui matrizes de materialidade, indicadores e metas individuais, a junção dessas informações permitiria a criação da matriz de materialidade do setor como um todo, com a definição de me- tas para indicadores relacionados às diferentes áreas temáti- cas. Atualmente, já existem metas setoriais para a redução de gorduras, sódio e açúcar, um acordo para a publicidade e propaganda responsáveis para o público infantil e trabalho conjunto para o aperfeiçoamento da rotulagem nutricional. De forma voluntária, poderia ser feito o mesmo para a melho- ra do perfil de nutrientes, perdas e desperdícios, pegada de carbono, consumo de água, sustentabilidade de ingredientes e transparência na comunicação. Todas essas iniciativas se- toriais serviriam para o desenho de um roadmap para a pro- moção da saudabilidade dos produtos, sustentabilidade da produção e transparência na comunicação. Aperfeiçoamento contínuo da comunicação com a sociedade É fundamental que a sociedade tenha, de forma clara, uma imagem fiel da indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas, de modo a poder avaliar se os problemas que a ela são atribuídos correspondem à realidade. Embora resumidas, as informações contidas nesta publica- ção contribuem para: • Revelar estatísticas de melhora do perfil de nutrientes, re- dução de gorduras, sódio e açúcar, em contraposição àque- les que têm a predileção de rotular alimentos industriali- zados como “ultraprocessados” e danosos para consumo; • Expor os diversos indicadores de redução de perdas e des- perdícios, pegada de carbono e uso de água, e sustentabi- lidade dos ingredientes, para as instituições que afirmam que o sistema alimentar atual, principalmente o setor in- dustrial, não é sustentável e compromete a segurança ali- mentar e a saúde da população para as próximas décadas; • Apresentar as ações de transparência na comunicação e fornecimento de informações detalhadas sobre a compo- sição dos produtos, os processos produtivos e as embala- gens, a todos que ainda afirmam que as indústrias enga- nam os consumidores e omitem informações. A sociedade merece saber que, embora não possa ainda ter alcançado o estado de excelência em algumas áreas, a indús- tria caminha, de acordo com suas possibilidades, para ter uma nova configuração na próxima década. Isso porque sabe que será essencial para seus negócios e, principalmente, porque a responsabilidade social e a sustentabilidade passaram a ser partes intrínsecas e indissociáveis das estratégias corporativas. O ITAL, no cumprimento de sua missão, tem a enorme satisfação de estar contribuindo para que a indústria tenha sucesso nessa trajetória que, certamente, trará ainda mais be- nefícios para o consumidor e para a sociedade como um todo.

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