Massas alimentícias industrializadas
        
            NoBrasil, conforme dados da ABIMAPI, em2020, o consumo total dasmassas alimentícias foi de,
            aproximadamente, 1,1 milhão de toneladas, sendo que as massas secas representaram 80,9% do volume de
            vendas, seguidas das massas instantâneas com 14,6% e massas frescas refrigeradas com 4,5% (MASSAS...,
            2021). Conforme pesquisa da Kantar WorldPanel, realizada em 2017, a quantidade de massas consumidas varia
            entre as regiões brasileiras. No volume total de vendas, a região Norte/Nordeste representa 38,2%,
            São Paulo com 20,5%, Leste e Rio de Janeiro com 19,7%, Sul com 15,6% e Centro-Oeste com 6,1%
            (ANUÁRIO..., 2019). De acordo com a ABIMAPI (ANUÁRIO..., 2019), o consumo de massas nos lares tem
            aumentado nos últimos anos devido ao fraco desempenho da economia brasileira, destacando que 74% das
            pessoas passaram a cozinhar mais em casa no lugar de ir a restaurantes, conforme dados de uma pesquisa
            realizada em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/Centro das
            Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP) (A MESA..., 2018). 12 *População
            Brasileira: 211.755.692 habitantes Fonte: Nielsen - Elaboração: ABIMAPI. MASSASALIMENTÍCIAS
            INDUSTRIALIZADAS HÁBITOS e TENDÊNCIAS de consumo VENDAS DE MASSAS ALIMENTÍCIAS (MILHÃO
            TONS) CONSUMO PER CAPITA* DE MASSAS ALIMENTÍCIAS (KG/HAB) 2020 2020 Massas Secas Massas
            Instantâneas Massas frescas TOTAL Massas Secas Massas Instantâneas Massas Refrigeradas + Pizzas e
            Pastel TOTAL 0,884 0,160 0,049 1,093 4,2 0,8 0,2 5,2 80,9% 14,6% 4,5% 100,0% Em 2020, o consumo per capita
            de massas alimentícias foi, aproximadamente, de 5,2 Kg (MASSAS..., 2021), sendo que as massas secas
            estão presentes em mais de 98% dos lares brasileiros (ANUÁRIO..., 2020). Considera-se que o
            mercado de massas alimentícias tem potencial para crescimento no Brasil em comparação com
            outros países. Por exemplo, na Itália, o consumoper capita é por volta de 26 Kg, 12,3 Kg na
            Venezuela, 8,3 Kg no Peru e 7,9 Kg na Argentina (THE..., s.d.). As diferenças se devem, em grande
            parte, aos hábitos alimentares tradicionais de cada país. Existe uma grande variedade de tipos e
            formatos de massas que estão presentes no cardápio diário da população italiana.
            Já no Brasil, em média, as massas tradicionais são consumidas apenas 400 g ou 4
            porções mensais de uma a duas vezes por semana (ANUÁRIO..., 2020) e, apesar de haver uma
            razoável variedade de produtos, a população dá preferência ao espaguete e ao
            fusili/parafuso que correspondem a 57% e 14% do consumo total, respectivamente (THE..., s.d.). NoBrasil, a
            indústriadepanificaçãoébastantedesenvolvidae comercializaprodutos adequados às
            tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends
            2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br ). Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo
            que explicam bem o comportamento da demanda de massas alimentícias: Nutrição e
            Funcionalidade, Controle e Adequação, Naturalidade e Autenticidade, Sustentabilidade e
            Transparência e Premiumização e Experiência.
        
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