Massas alimentícias industrializadas
16 MASSASALIMENTÍCIAS INDUSTRIALIZADAS A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA
determina o crescimento do mercado de produtos com qualidade aprimorada e apelos à sensorialidade.
Neste grupo, estão presentes aqueles com alegações de qualidade premium, gourmet e produtos
com apelo à indulgência consciente, isto é, com as características anteriores, mas
tambémmais nutritivos, commenos calorias, com ingredientes naturais e sustentáveis. Emsuma, comos
atributos das demais macrotendências do setor. Em 2017, a pesquisa da FIESP/CIESP (A MESA..., 2018)
identificou a lasanha e o macarrão entre as três comidas preferidas pelos brasileiros, em seguida
ao arroz e feijão que continuam na preferência de quase um terço da população. Mas
Veilleux (2020) indica que o consumo tradicional de massas deverá seguir novas tendências
culinárias como a valorização de novos formatos de massas, o aumento do interesse pelas
receitas clássicas com molho Alfredo ou pesto e por diferentes preparações de lasanha que
têm provocado dezenas de milhares de interações nas mídias sociais. Zuanelli (2020)
destaca a tendência dos consumidores quererem combinar receitas clássicas com influência da
culinária de outras etnias e interesse pela diversificação de sabores e maior saudabilidade.
O relatório do The Hartman Group (ALLEN, 2017) destaca o frescor, autenticidade e a novidade como sendo
as três características fundamentais para que as massas sejam identificadas pelos consumidores com
tendo qualidade superior (premium). No mercado brasileiro, a busca por produtos frescos de qualidade
superior tem estimulado o lançamento de massas refrigeradas com apelo gourmet (THE..., s.d.). Exemplos
de massas relacionadas à macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA.
Macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA: Valorização de produtos gourmet,
premium, artesanais, sofisticados etc.
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