Pães Industrializados
No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos
adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery &
Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br ). Esse estudo identificou cinco
macrotendências de consumo que determinam, em grande parte, a oferta dos tipos de produtos
industrializados das áreas de panificação: Controle e Adequação, Nutrição
e Funcionalidade, Naturalidade e Autenticidade, Premiumização e Experiência, e
Sustentabilidade e Transparência. Pães industrializados no Brasil De acordo com a
macrotendência Controle e Adequação, muitos consumidores têm procurado controlar o
consumo de alimentos com teores mais elevados de sal, açúcares e gorduras. Isso tem impulsionado a
reformulação de produtos de panificação para estarem adequados a essa
macrotendência. A reformulação de produtos na indústria tem promovido a
redução e/ou substituição de gorduras, açúcares e sódio em vários
itens comercializados. No mercado, por exemplo, várias marcas de pães de forma apresentam 0% de
gorduras trans e 0% de colesterol, sem adição de açúcar e commenores quantidades de
sódio. É importante observar que, além da reformulação feita de modo
voluntário pelas empresas, existem acordos firmados pelas indústrias com o Ministério da
Saúde, por meio da ABIMAPI e da ABIA, commetas de redução de gorduras, sódio e
açúcar nos produtos industrializados. Pão sem Açúcar ZERO de gorduras trans e
colesterol; Pão de Forma BAIXO TEOR DE AÇÚCARES e ZERO de gorduras trans e colesterol.
CONTROLE E ADEQUAÇÃO NUTRIÇÃO E FUNCIONALIDADE Pão 14 Grãos, 100% integral;
Pão 100% Integral comÔmega 3, fonte de fibras. Conforme a macrotendência Naturalidade e
Autenticidade, os consumidores têm procurado opções percebidas como artesanais, naturais e
sem aditivos artificiais, substâncias alergênicas e outros como lactose e glúten. Isso ocorre
mesmo existindo contradições entre o que os consumidores acreditam e a realidade. Por exemplo, os
aditivos são considerados seguros pelas autoridades de saúde. Situação parecida ocorre
com o glúten, que é ruim para os celíacos, mas não para as pessoas de modo geral (ver
http://www.glutenconteminformacao.com.br/ ). Apesar de serem considerados seguros os itens tradicionais
contendo aditivos, glúten e lactose, as indústrias têm desenvolvido produtos com
fórmulasmais simplificadas, de fermentação natural, comadição de ingredientes que
estão sendo valorizados pelos consumidores, tais como aromas naturais, grãos integrais, castanhas,
mel, especiarias etc. NATURALIDADE E AUTENTICIDADE Pão de Forma de Fermentação Natural;
Pão de Batata-Doce sem glúten, lactose e conservantes. A macrotendência
Premiumização e Experiência caracteriza a elevação do padrão de consumo de
alimentos na sociedade, com valorização de produtos com ingredientes nobres, mais saborosos, com
sabores inusitados, frescos e produzidos de forma mais artesanal. Os produtos mais naturais e nutritivos
também ganham destaque no mercado. Para se manterem em sintonia com essa macrotendência, as
indústrias têm desenvolvido novos produtos com alegações de melhor qualidade (premium,
gourmet etc.), que proporcionem novas experiências de consumo, e também produtos mais sofisticados
para os consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por itens de maior valor agregado, tanto devido
à composição de ingredientes quanto pelos modos de processamento. Pão com Castanha e
Nozes; Pão Integral Artesano. PREMIUMIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA A macrotendência
Sustentabilidade e Transparência representa a valorização da forma como os alimentos
industrializados são produzidos e também a importância atribuída à responsabilidade
social e ambiental dos fabricantes. Isso tem promovido o aumento da demanda por produtos orgânicos e
com certificações ambientais. Por outro lado, os consumidores estão querendo
informações claras sobre os ingredientes utilizados e os tipos de processos empregados na
fabricação. Essa macrotendência tem gerado um maior investimento das indústrias
tradicionais na produção de alimentos orgânicos e também o surgimento de novas empresas
totalmente dedicadas à produção de alimentos com foco nas várias dimensões da
sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Pão Integral Orgânico com Linhaça
Dourada; Pão Integral Orgânico sem açúcar e farinha branca. SUSTENTABILIDADE E
TRANSPARÊNCIA A macrotendência Nutrição e Funcionalidade revela a crescente demanda por
produtos mais nutritivos e/ou com benefícios específicos para a saúde física e mental.
Muitos consumidores estão buscando uma melhora geral na sua qualidade de vida, a partir de alimentos
com potencial para aumento de performance, melhora de imunidade e prevenção de doenças (como,
por exemplo, as relacionadas ao sistema cardiovascular). Esta macrotendência tem promovido o
desenvolvimento de novos produtos fortificados ou enriquecidos nutricionalmente. No setor de
panificação, já existem vários produtos com farinha integral, adição de
fibras, grãos ancestrais, aveia, castanhas, chia, quinoa, frutas etc. Pães INDUSTRIALIZADOS 10
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