Pizzas industrializadas

A pizza tornou-se uma refeição muito apreciada em âmbito global. As pessoas consomem pizzas de diferentes formas, em ocasiões diversas, sejam consumidas em restaurantes ou assando nos lares produtos comprados prontos, semiprontos ou feitos à mão, passo a passo, desde a massa até os molhos e coberturas (PLANEK, 2020). Além de ser uma refeição saborosa, prática e fácil de compartilhar, a pizza tem a capacidade de reunir familiares e amigos e ser a refeição central emocasiões de confraternização e celebração. Nos últimos anos, esse mercado encontra-se em constante crescimento devido às inovações que têm deixado a pizza alinhada às tendências do consumo de alimentos. No ambiente doméstico, a pizza segue a tendência do consumidor de valorizar a produção artesanal, personalizando a receita e elaborando pizzas, por exemplo, commassa de fermentação natural, molhos com tomates selecionados e ervas frescas, queijos de produção local etc. Isso abriu um nicho de mercado para farinhas especiais, fermentos, molhos e, inclusive, kits para o preparo doméstico. No setor de serviços de alimentação ( food service ), estima-se que havia, em 2020, mais de 245.000 pizzarias em todo o mundo com, aproximadamente, 90mil nos Estados Unidos, 42mil na Itália, 32 mil noBrasil, 13mil naAlemanha e 56mil emoutros países (AMICK, 2021; PIZZA..., s.d.). O mercado de pizzas congeladas também apresenta crescimento substancial em várias regiões do mundo. Globalmente, estima-se que deva crescer a uma taxa anual de 6,5%, entre 2017 a 2026, atingindo vendas superiores a US$ 25 bilhões (FROZEN..., 2020). Entre os fatores que têm incentivado o consumo estão os novos produtos com diferenciação dos sabores e ingredientes, novos produtos à base de vegetais, entre os vários novos atributos que estão remodelando a imagem dos produtos, tornando-os mais atrativos, diminuindo a rejeição e, assim, ganhando em popularidade. Seguindo as tendências de consumo, nos próximos anos, tende a se consolidar umaNOVAGERAÇÃOde pizzas industrializadas, coma reconfiguração das receitas, processos e ingredientes, com mudanças nos tipos de massa, molhos e coberturas. 11 PIZZAS INDUSTRIALIZADAS Qualidade superior, ingredientes naturais e livres de substâncias indesejadas pelos consumidores, estilos de preparação autênticos e artesanais, coberturas diferenciadas, opções reconhecidas como mais saudáveis, maior proximidade com experiência obtida em restaurantes, acréscimo de vegetais, mais proteínas e fibras, menos calorias e carboidratos, vegetarianas, tamanhosmenores, porções individuais, entre outros atributos (BARTELME, 2016; THE…, 2018; ROESLER, 2017; PECKENPAUGH, 2020; HAMSTRA, 2020; 6 PIZZA..., 2019; GARRISON, 2018; BERRY, 2019; WATSON, 2018; ROESLER, 2020; ARICI, 2019; SCHROEDER, 2018; PLANEK, 2020). A NOVA GERAÇÃO DE PIZZAS CONGELADAS Além de linguiça e pepperoni, tanto as de sabores mais pronunciados como as menos salgadas e gordurosas, incluindo presunto cru, salame, almôndegas, anchovas, carnes magras como peito de frango etc. Vegetais: além de cebola, tomate, cogumelos e pimentões, também ervas como manjericão, coentro e orégano, pimentas chili, chipotle etc. (BARTELME, 2016). OUTRAS COBERTURAS Além da muçarela, parmesão e ricota, os mais utilizados, uso de alternativas como queijo de cabra, gouda, cheddar, tanto os de sabores mais pronunciados como os menos salgados e gordurosos, produtos análogos à base de vegetais etc. (BARTELME, 2016). QUEIJOS Além do tradicional molho de tomate, variações como molhos branco, Alfredo, pesto, chimichurri, regionais, picantes etc. (BARTELME, 2016). MOLHOS Fermentação natural, sem glúten, farinhas de trigo tipo italianas mais fortes, com grãos ancestrais, diferentes espessuras, aromatizadas, recheadas, grãos integrais, orgânicas, sem aditivos, redução de calorias e carboidratos, diferentes texturas, à base de vegetais etc. (BARTELME, 2016). MASSAS HÁBITOS E TENDÊNCIAS de consumo

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