Sorvetes Industrializados
12 Estudo da empresa Barry Callebaut constatou que mais da metade dos consumidores norte-americanos têm inclinação a escolherem sorvetes que proporcionem novas experiências sensoriais (TOP 10..., s.d.). Entre as dez tendências destacadas por essa empresa, sete são relacionadas à sensorialidade e prazer: apelo mais forte à indulgência com sorvetes em camadas, coberturas, recheios e texturas diferenciadas; mistura de sabores e combinações de sorvetes com produtos de confeitaria, marcas conhecidas de biscoitos etc.; sabores sofisticados de outras etnias, alcoólicos e com especiarias; sabores picantes e salgados; sorvetes de produção artesanal e em pequenos lotes; novos formatos que permitem apreciar o sorvete em diferentes lugares e situações; sabores personalizados conforme as preferências de sabor de cada consumidor. E, além da ampla variedade de sabores, cores e texturas, a qualidade da experiência tende a predominar entre os consumidores. Estudo da empresa DPO identificou o declínio das vendas de produtos básicos de menor qualidade, devido ao aumento da preferência por sorvetes com ingredientes de qualidade superior (MARKET..., 2020). E, como citado anteriormente, o conceito de qualidade, do ponto de vista dos consumidores, vem se ampliando com a inclusão de novos valores e interesses pessoais que procuram balancear indulgência com saudabilidade (FERRER, 2020). SORVETES INDUSTRIALIZADOS Sabores tradicionais com alegações premium, gourmet, com ingredientes de melhor qualidade. Sabores inspirados em produtos de confeitaria (doces): brigadeiro, beijinho, cajuzinho, paçoca. Sabores inspirados em produtos de confeitaria (sobremesas, bolos): pavê, mamão papaia com cassis, cheesecake, bolo de rolo, goiabada com queijo. Sabores regionais e de outras etnias: cupuaçu, chá verde, licorice. Texturas diferenciadas. Misturas com produtos de outras categorias. Sorvetes com alegação de produção artesanal, em pequenas partidas. Formatos individuais para indulgência on the go, finger food, snacking. Sabores diferenciados: raros, inusitados, picantes, salgados, alcoólicos etc. A diversidade de sabores e texturas decorre da preferência dos consumidores por estímulos sensoriais e busca de prazer
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