Sucos industrializados e outras bebidas não carbonatadas
Alexandre Kruel Jobim Presidente Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) SUCOS: UM MERCADO EM ASCENSÃO Um copo de suco pode equivaler a uma porção de fruta e contém todas as suas vitaminas e minerais. Nutritivos, saudáveis, funcionais e saborosos, os sucos prontos conquistam cada vez mais os consumidores pela praticidade e na escolha por uma alimentação cada vez mais equilibrada. Justamente para atender as demandas dos consumidores e seus anseios, podem ser vistos nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de opções de sucos industrializados. O setor de bebidas não alcoólicas como umtodo tem ampliado seu portfólio para oferecer produtos que atendam aos diferentes perfis de consumo. São bebidas com diferentes ingredientes, sabores, com escala variada de calorias, e uma variedade de tamanhos para atender o consumidor. A proposta é ajudar o consumidor a encontrar o que melhor se encaixa no seu momento de consumo e em suas dietas, de forma a contribuir para o consumo consciente e hábitos saudáveis. Mesmo em tempos difíceis, não falta inovação, pesquisa e investimento em tecnologia para garantir produtos cada vez mais saudáveis, acessíveis, saborosos e modernos. Afinal, dentre as macrotendências de inovação que são seguidas pela indústria estão a personalização dos produtos, a experiência do cliente, o fator nutritivo e a funcionalidade, bem como questões ligadas à sustentabilidade. E muita coisa ainda está por vir. O mercado de sucos registra alta de mais de 10% ao ano, com produção de mais de 1 bilhão de litros/ ano. Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tomou uma medida crucial para a diversificação das bebidas de frutas no Brasil, permitiu o uso de mais de 40 frutas brasileiras e européias na produção de bebidas não alcoólicas. A autorização foi o resultado deum trabalho conjunto envolvendo o MAPA, a ABIR e as indústrias do setor, que selecionaram um elenco de frutas com potencial para compor a formulação de novos produtos. Dentre estas, frutas regionais brasileiras como umbu, sapoti, bacuri e ainda as frutas vermelhas europeias como o cranberry e a cereja. É a indústria e o Brasil alcançando resultados positivos de mercado, com aumento na inovação com responsabilidade e respeito aos consumidores.
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