Completo hoje, 2 de janeiro de 2023, 50 anos de trabalho e dedicação junto ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Acrescentando o período de graduação na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), posso dizer que acompanho a indústria de alimentos e bebidas no Brasil há 55 anos. Ao longo das experiências profissionais vividas em mais de meio século, quase todas junto a atores estratégicos do setor, do governo e da sociedade, sempre considerei importante avaliar em detalhe a transformação dessa indústria, por isso compartilho com vocês, parceiros de jornada, essa breve reflexão.
Enquanto os profissionais da área veem como evidente o papel fundamental da ciência e da tecnologia para garantir cada vez mais qualidade, sustentabilidade e segurança dos alimentos, ativistas e parte da mídia têm construído ao longo dos últimos anos o pensamento equivocado de que os alimentos industrializados são inadequados, devendo ser consumidos com moderação e até mesmo excluídos da alimentação. Assim, como afirma a renomada instituição Institute of Food Techonologists (IFT), que reúne profissionais e tecnólogos de alimentos dentro e fora dos Estados Unidos: nunca a ciência dos alimentos esteve tão desenvolvida e a sociedade tão confusa mesmo precisando dos alimentos processados para combater a fome.
Cabe, portanto, ao Ital, órgão público de referência para o setor, reposicionar essa situação, de forma técnica e neutra, mostrando o verdadeiro valor dos alimentos industrializados e seus cuidados no consumo. É o que temos feito desde 2010, quando lançamos o icônico documento Brasil Food Trends 2020, sucedido por uma série de estudos de tendências com foco no desenvolvimento da indústria brasileira de forma a acompanhar e atender as demandas do mercado nacional e internacional no decorrer dos anos. Já com o projeto Alimentos Industrializados 2030, lançado em 2019, focamos no consumidor brasileiro e elaboramos e disponibilizamos uma nova série de documentos, em que temos abordado diferentes produtos alimentícios industrializados, mostrando sua trajetória, usos e costumes, presença no mercado nacional e, o mais importante, seu valor nutricional. A mais recente investida ocorreu em junho de 2022, com o lançamento do hub de conteúdo Indústria de Alimentos 2030, que reúne de forma objetiva e acessível ações das indústrias do setor visando melhoria nutricional de produtos, sustentabilidade e responsabilidade social.
Agora, ao longo de 2023 e 2024, coordenaremos de forma mais propositiva ações de comunicação para que a sociedade consiga entender melhor a importância dos alimentos industrializados para o combate à fome do brasileiro e para a melhoria nutricional de sua alimentação.
Agradeço a todos que direta ou indiretamente têm colaborado e continuarão colaborando para o sucesso dessa atividade que, em alinhamento com a missão do Ital, contribui para evolução não só do setor como de toda a sociedade. Esse agradecimento se estende aos colaboradores do Ital, Apta e SAA envolvidos em todo o processo.
Um excelente 2023 a todos nós!
Luis Madi Coordenador do projeto Alimentos Industrializados 2030 |