Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 70 Entretanto, em razão dos fatores de demanda, como au- mento da renda, do grau de escolaridade e do maior acesso à informação, as preferências demonstradas por aqueles consu- midores são importantes indicativos sobre as futuras escolhas do consumidor brasileiro. Assim, é muito provável que grande parte desses produtos encontre, num futuro próximo, um mer- cado crescente no Brasil. A percepção do valor dos produtos pelos consumidores Em mercados com concorrência acirrada, a manipula- ção das características dos produtos é uma das estratégias da indústria alimentícia para influenciar a demanda e conquistar maior participação de mercado com ofertas de maior valor para o consumidor. Essa estratégia de diferenciação (1) considera que as pessoas fazem suas escolhas buscando a maximização do valor dos alimentos que serão consumidos. O conceito de valor é definido (2,3) como algo que refle- te a relação entre os benefícios e os custos percebidos pelo consumidor, enquanto a satisfação do cliente seria caracteriza- da pela sensação que ele teria ao perceber o desempenho do produto, em contraste com suas expectativas. Sob a ótica dos consumidores, os benefícios podem ser tangíveis ou intangí- veis, e os custos percebidos referem-se tanto ao preço cobrado pelo produto como também ao tempo e ao esforço de compra e preparo dos alimentos, e aos riscos percebidos em relação à origem ou ingredientes dos produtos, entre outros fatores. O valor atribuído pelo cliente ao produto também é des- tacado (4) como um fator fundamental para o sucesso das empre- sas. Por isso é importante que as mesmas compreendam a ma- neira com a qual os clientes o percebem, para assim poderem oferecer valores exclusivos, como meio para a criação de rela- cionamentos duradouros com os consumidores. Além de ofertar vantagens aos clientes, a troca deve também ser gerenciada de modo a atingir bons resultados para as empresas e os clientes (4) . Essa abordagem, em síntese, determina o sucesso do processo de troca como variável dependente da obtenção de vantagens mútuas tanto para a satisfação de necessidades dos clientes como na conquista dos objetivos empresariais. Quando isto ocorre com determinada intensidade e dura- bilidade, pode ser definida como uma tendência de consu- mo (2) . Desse modo, uma tendência reflete ao mesmo tempo as características mais valorizadas pelos consumidores em determinados produtos ofertados que, consequentemente, se tornam mais demandados. Sob esse enfoque, este tópico apresenta uma análise das tendências por meio do benchmarking de diversos produ- tos comercializados, com o objetivo de ilustrar as estratégias de inovação das empresas, na tentativa de oferecer produtos com melhor balanceamento entre os benefícios e os custos, e assim conquistar a preferência dos consumidores. Desenvolvimento de novos produtos: a tradução das tendências alimentares em propostas de valor para os consumidores O desenvolvimento de novos produtos pode ser realiza- do conforme diferentes abordagens. A empresa pode simples- p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o O conceito de valor percebido F igura 1 Os consumidores tendem a escolher os produtos avaliando o conjunto de benefícios oferecidos em relação aos custos da compra. Percepção dos custos Percepção dos benefícios V A L O R = Elaboração: BFT 2020

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