Indústria de Alimentos 2030

51 redução de perdas e desperdícios Para prevenção, minimização e valorização concentra esforços em: Eco-design (avalia e otimiza o desem- penho ambiental, inclusive no desperdício de alimentos, desde o estágio inicial no desenvolvimento de produtos novos ou renovados e em toda a cadeia de valor; procura por opções inovadoras de recuperação de resíduos para otimizar seu valor); Fornecimento Responsável (de acordo com o Código Nestlé, os fornecedo- res devem otimizar seu consumo de recursos naturais e minimizar os resíduos sólidos, incluindo o desperdício de alimentos); Fabricação e Distribuição (melhora contínua da eficiência operacional para gerar menos desperdí- cio. Nas fábricas e nos centros de distribuição, a meta é o zero descarte de resíduos até 2020); Assume compromisso de promover parcerias e envolvimento de longo prazo com autoridades reguladoras, cientistas, clientes, parceiros de negócios, organizações da sociedade civil e a comunidade, para definir, implementar e avaliar soluções para evitar perdas e desperdício de alimentos. É membro do Champions 12.3. Meta para 2020 Alcançar zero desperdício para descarte nas unidades fabris. De 2008 a 2018, o volume de resíduos descartados diminuiu 91,6%. INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA A REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS Tem como objetivo zerar a disposição de resíduos em aterros em todas as operações diretas, por meio de processos eficientes e gestão de resíduos. Metas para 2025 Atingir a disposição de resíduos em aterros nas operações diretas menor que 1%. Em 2018, atingiu 4%. Em 2017, 5%. Em 2016, 7%. Assume o compromisso de seguir os princípios da Nutrição Sustentável, entre os quais a redução do desper- dício de alimentos e embalagens do campo à mesa. De 2008 a 2018, houve uma redução de 97% dos resíduos enviados para aterros sanitários. Em relação aos resíduos associados ao descarte de seus produtos, a diminuição foi de 31%. No Brasil, toda a operação (fábri- cas, centros de distribuição e escritórios) já atingiu a marca “Aterro Zero”. Mantém rígida política de fornecimento responsável e exige que seus parceiros também tenham políticas de gestão de resíduos. Já para incentivar os consumidores a darem destinação correta aos resíduos, a companhia lançou, em 2001, em conjunto com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), o programa pioneiro Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Em seus 17 anos, o projeto coletou mais de 110 mil toneladas. Por meio da marca Hellmann’s, lançou uma campanha contra o desperdício de alimentos (https://www.youtube.com/watch?v=D8z0GwFj1sk) . No exterior, realizou a campanha #DontWasteFood, em parceria com a FAO e Carrefour, para incentivar a população a evitar o desper- dício de alimentos. Desde 2015, participa da resolução (Food Waste Resolution) do Consumer Goods Forum (CGF). No período 2016-2017, trabalhou com o CGF e o World Resources Institute (WRI) para desenvolver metodologia de medição da pegada de resíduos de alimentos nas operações diretas. Em 2016, houve disposição de 0,35 kg de resíduos de alimentos por tonelada de produto fabricado. Em 2017, 0,18 kg. Em 2018, 0,20 kg. A maior parte dos resíduos de alimentos gerados é enviada para reúso, reciclagem ou recuperação de energia. Em 2017, apenas 0,54% dos resíduos de alimentos foram dispostos em aterros, esgotos ou destinados para incineração sem recuperação de energia. Desde 2014, trabalha com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA), ajudando bancos de alimentos a desenvolverem e ampliarem seus alcances através da organização de programas educacionais, assistência financeira, compra de novos equipamentos etc.

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