Indústria de Alimentos 2030

84 AÇÕES PARA MANTER A TRANSPARÊNCIA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA COMUNICAÇÃO PUBLICIDADE e PROPAGANDA Responsáveis 12 Em relação à prática de publicidade e propaganda res- ponsáveis, de forma complementar às diretrizes e normas in- ternas que orientam a criação das mensagens promocionais, as empresas têm assumido compromissos públicos junto a instituições nacionais e internacionais como a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), Conselho Nacional de Autorregulamenta- ção Publicitária (Conar), Câmara de Comércio Internacional (ICC), Aliança Internacional de Alimentos e Bebidas (IFBA), Global Alliance for Responsible Media (WFA) e Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, em 2017, várias empre- sas do setor estabeleceram o Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças. “Os membros da ABIR se comprometem a não fazer quaisquer comunicações de marketing na mídia na qual a audiência tenha um público de 35%, ou mais, composto por crianças com idade inferior a 12 anos. Os associados se comprometem ainda a não fazer comunicações de marketing em escolas com crianças abaixo de 12 anos, exceto quando acordado ou solicitado pela administração da escola para propósitos educacionais ou espor- tivos” (https://abir.org.br/a-abir/diretrizes-abir-sobre-marketing-para-criancas-abril-2016/) . “Um grupo de empresas do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas do Brasil assume o compromisso de ampliar seu papel na política de marketing e publicidade responsável para crianças, com avanços nas diretrizes estabelecidas em 2009, por meio da padronização de critérios nutricionais únicos e da estruturação de um processo de monitoramento independen- te e imparcial”. (http://www.publicidaderesponsavel.com.br/ ). “Members of the Global Alliance for Responsible Media recognise the role that advertisers can play in collectively pushing to improve the safety of online environments. Together, they are collaborating with publishers and platforms to do more to address harmful and misleading media environments; and to develop and deliver against a concrete set of actions, processes and protocols for protecting brands”. (https://wfanet.org/services/connect-to-your-peers/global-alliance-for-res- ponsible-media/overview). Exemplos de diretrizes, compromissos e alianças para publicidade e propaganda responsáveis. Fonte: Divulgação.

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