Massas alimentícias industrializadas

16 MASSASALIMENTÍCIAS INDUSTRIALIZADAS A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA determina o crescimento do mercado de produtos com qualidade aprimorada e apelos à sensorialidade. Neste grupo, estão presentes aqueles com alegações de qualidade premium, gourmet e produtos com apelo à indulgência consciente, isto é, com as características anteriores, mas tambémmais nutritivos, commenos calorias, com ingredientes naturais e sustentáveis. Emsuma, comos atributos das demais macrotendências do setor. Em 2017, a pesquisa da FIESP/CIESP (A MESA..., 2018) identificou a lasanha e o macarrão entre as três comidas preferidas pelos brasileiros, em seguida ao arroz e feijão que continuam na preferência de quase um terço da população. Mas Veilleux (2020) indica que o consumo tradicional de massas deverá seguir novas tendências culinárias como a valorização de novos formatos de massas, o aumento do interesse pelas receitas clássicas com molho Alfredo ou pesto e por diferentes preparações de lasanha que têm provocado dezenas de milhares de interações nas mídias sociais. Zuanelli (2020) destaca a tendência dos consumidores quererem combinar receitas clássicas com influência da culinária de outras etnias e interesse pela diversificação de sabores e maior saudabilidade. O relatório do The Hartman Group (ALLEN, 2017) destaca o frescor, autenticidade e a novidade como sendo as três características fundamentais para que as massas sejam identificadas pelos consumidores com tendo qualidade superior (premium). No mercado brasileiro, a busca por produtos frescos de qualidade superior tem estimulado o lançamento de massas refrigeradas com apelo gourmet (THE..., s.d.). Exemplos de massas relacionadas à macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA. Macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA: Valorização de produtos gourmet, premium, artesanais, sofisticados etc.

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