Sucos industrializados e outras bebidas não carbonatadas

A demanda por conveniência tem estimulado o mercado de bebidas a facilitarem o consumo, permitindo o aumento da ingestão de frutas e vegetais no dia a dia de forma prática. Os sucos têm se demonstrado como produto versátil para atender as necessidades em diferentes ocasiões de consumo, e para incrementar o valor nutritivo do café da manhã e de lanches para adultos e crianças. Dados da pesquisa de Santos et al . (2018) afirmam que os sucos são consumidos, principalmente, dentro do lar, com familiares. Por outro lado, o estudo Brasil Beverage Trends 2020 (2016) observou que os sucos estão se tornando uma boa opção para a alimentação fora do lar, por serem snacks mais saudáveis. COSTUMA COMPRAR MERCADO A MERCADO B Néctar 72,5% 89,9% Suco 22,5% 4,8% Outro 5% 5,3% Fonte: (SANTOS et al ., 2018) MOTIVOS PARA COMPRA Praticidade 43,5% 41,3% Qualidade 36% 13,8% Preço 12,5% 35,4% Outro 8% 9,5% Além da praticidade, outros fatores determinantes da compra de sucos são a Qualidade e o Preço, que se alternam em importância entre os consumidores de maiores e menores níveis socioeconômicos. A pesquisa de Santos et al. (2018), realizada com consumidores de classe média alta (Mercado A) e classe média (Mercado B), revelou que, de modo geral, ambos consumidores costumam comprar mais néctares. Entretanto, as pessoas de menor renda consomem mais néctares, que são produtos bem mais baratos que os sucos 100%, não se importando tanto com a qualidade. De forma oposta, os sucos 100% são mais consumidos por pessoas de maior renda, as quais priorizam qualidade em relação ao preço. A pesquisa global da Tetra Pak identificou um ritmo crescente de consumo do suco 100% no Brasil, mas observou que a condição financeira é um dos fatores que leva o consumidor a, eventualmente, interromper o consumo (INSIGHTS..., 2016). De modo geral, sabor é um fator básico na escolha da bebida para consumo. Entre os sabores preferidos pela população brasileira são destacados a uva, laranja, manga, pêssego, maracujá e goiaba (SANTOS et al ., 2018; CARMO et al ., 2014). Em vários países, inclusive no Brasil, as características “saboroso”, “saudável” e “natural” são as mais valorizadas no suco 100%. No entanto, é desejo comum que esse tipo de bebida tenha preço mais acessível (INSIGHTS..., 2016). O estudo Brasil Beverage Trends 2020 (2016) observou que tem aumentado a procura por bebidas mais personalizadas e que proporcionem novas experiências de consumo, com diversificação de sabores e qualidade premium. A macrotendência Personalização e Experiência tem determinado o lançamento de novos produtos pela indústria de sucos, tais como bebidas à base de frutas, vegetais, grãos e sementes, como também bebidas carbonatadas, à base de águamineral,misturas comchá, águade cocoe iogurte. É importante observar que o conceito de qualidade superior tem incorporado, além dos aspectos sensoriais dos sucos, atributos relacionados à naturalidade, saudabilidade e sustentabilidade. Macrotendência CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE: exemplos. Macrotendência PERSONALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA: exemplos. SUCOS INDUSTRIALIZADOS 12 MERCADO A MERCADO B

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