Sucos industrializados e outras bebidas não carbonatadas

SUCOS INDUSTRIALIZADOS A valorização da naturalidade, envolvendo características como frescor e a presença integral do suco da fruta, é uma tendência que proporcionou o aumento da demanda por sucos 100%. E, apesar de não serem diretamente relacionados à qualidade dos sucos, vários consumidores percebem também como sendo mais naturais os produtos livres de ingredientes indesejados como os conservantes e aditivos em geral. Os sucos processados com tecnologia de alta pressão, apesar de costumarem ser mais caros devido ao custo do processo, proporcionam vários atributos desejados pelos consumidores como o frescor, preservação de sabor e nutrientes. Sobre hábitos de consumo, pesquisa realizada pela IBRAVIN (2015), constatou que o consumo de suco de uva 100% é preferido pela praticidade, por ser natural e pronto para beber. Por conta disso, mais consumido em lares que valorizam a alimentação saudável, com produtos naturais, sem açúcar e orgânicos. Macrotendência EVITAÇÃO E PURIFICAÇÃO: exemplos. Tem sido crescente a preocupação dos consumidores com o conteúdo de açúcar nos sucos de frutas e a busca de alternativas menos calóricas como as bebidas com stevia, um edulcorante que é valorizado por ser considerado um meio natural de substituir o açúcar. Pesquisa feita com consumidores brasileiros constatou que 78% dos entrevistados demonstravam consciência do debate sobre o consumo excessivo de açúcar (INSIGHTS..., 2016). Novas tecnologias de ingredientes e processos têm sido desenvolvidas para redução do conteúdo de açúcares nos sucos, algumas delas consideradas disruptivas, como é o caso da empresa israelense Better Juice que patenteou tecnologia enzimática capaz de reduzir até 80% dos açúcares em sucos de fruta 100%, convertendo os açúcares naturais destes sucos (Ex.: sacarose, glicose, frutose) em moléculas de fibras dietéticas (SHOUP, 2020). A macrotendência Nutrição e Funcionalidade tem ocasionado um crescente interesse dos consumidores por sucos ricos em nutrientes e substâncias capazes de trazer benefícios para a saúde, como as vitaminas, minerais, proteínas, fibras, ômega 3, probióticos, antioxidantes etc. O mercado tem oferecido uma grande variedade de sucos de frutasevegetaisparaaspessoasinteressadasnovalornutricional e funcionalidade das bebidas, uma vez que tais produtos são considerados de qualidade superior pelos consumidores. Vierhile (2015) destaca as bebidas com frutas de coloração escura, devido ao seu elevado teor de polifenóis, bebidas de frutas com funcionalidade reconhecida popularmente, como o açaí e a romã, e de produtos com adição de nutrientes como cálcio, proteína, luteína etc. Macrotendência NUTRIÇÃO E FUNCIONALIDADE: exemplos. Os sucos mistos de frutas com vegetais também têm sido boa alternativa para reduzir o teor calórico, aumentar o valor nutritivo das bebidas e ainda agregar novas funcionalidades para a saúde. A alegação “beba seus vegetais” tem atraído as pessoas interessadas em aumentar o consumo diário de frutas, verduras e hortaliças. De acordo como estudo da Tetra Pak, o potencial de desenvolvimento de novos sucos 100% vai bem além dos sabores tradicionais como laranja e maçã, com oportunidades para bebidas mistas contendo outros vegetais, produtos funcionais e enriquecidos com nutrientes. O estudo verificou um aumento de 43%, entre 2012 e 2015, nos lançamentos de novas bebidas com vegetais. Uma especialista em sucos (PLISGA, 2020) relacionou várias frutas pouco comuns em sucos, que poderiam ser utilizadas para a criação de produtos comnovas funcionalidades atrativas para os consumidores, entre elas a Jicama (saúde óssea), Yuzu (vitamina C e E, contra estresse e fadiga), Golden berry (vitamina C e antioxidantes), Sea Buckthorn (ácidos graxos ômega e vitamina B12), Bergamota (redução de colesterol), Graviola (benefícios anti-inflamatórios), Pitaia (antioxidantes), Sabugueiro (zinco e antioxidantes) e Mangostão (polifenóis). Macrotendência SUSTENTABILIDADE E ENGAJAMENTO: exemplos. De acordo com o estudo Brasil Beverage Trends 2020 (2016), o consumo consciente tem aumentado entre os consumidores de sucos, provocando o aumento da demanda por bebidas com ingredientes orgânicos e sustentáveis, matérias-primas provenientes de comércio justo e solidário, produzidos localmente, com embalagens não poluentes, entre outras características. Os sucos não elaborados a partir de concentrados, processados com alta pressão e orgânicos são considerados produtos capazes de atender as novas exigências dos consumidores (PLISGA, 2020). 13

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