14 e 15/07/20

Campinas/SP

4ª Renau - Reunião nacional da
cadeia produtiva do urucum
Situação atual e perspectivas

Informações gerais

Data: 14 e 15/07/2020

Horário: 08h00 às 17h30

Local: Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) - Auditório Décio Dias Alvim
Av. Brasil, 2880 – Jardim Chapadão - CEP: 13070-178 - Campinas – SP

Coordenação Técnica: Paulo R. N. Carvalho (Ital), Eliane Gomes Fabri (IAC), Victor Paulo de Oliveira, Paulo Eduardo da Rocha Tavares (Ital) e Marta Gomes da Silva (Ital).

Contato: eventos@ital.sp.gov.br - (19) 3743-1758/1784

Inscrições Abertas: FAÇA SUA INSCRIÇÃO - As inscrições encerram-se dia 07/07/20 via site.

Chamada de Trabalhos

É com satisfação que convidamos a comunidade científica a submeter trabalhos ao 4º RENAU - Reunião Nacional da Cadeia Produtiva do Urucum - Situação atual e perspectivas.
Os trabalhos poderão ser enviados até 15/06/2020, para o e-mail 4renau@ital.sp.gov.br.

Clique aqui para acessar as instruções.

O URUCUM

Desde que nossos índios mostraram ao velho mundo que uma pequena semente usada na pintura corporal durante seus rituais tinha também a capacidade de protegê-los contra os insetos e contra os problemas provocados pelas radiações solares, muito de nossa história foi escrita e nela a pequena semente sempre esteve discretamente presente.

O nome da planta que fornecesse essa semente é urucum, mas muita gente a conhece com o nome de um dos seus principais produtos, o colorau. Hoje, os pigmentos dessas sementes estão presentes em queijos, massas, embutidos, margarinas, iogurtes e até na coloração das gemas de ovos.

Seu uso como fitoterápico é conhecido há muito tempo e são essas propriedades que estão dando ao urucum uma nova perspectiva. Recentemente substâncias presentes nesses grãos e que faz parte do que conhecemos como vitamina E tem chamado a atenção dos pesquisadores por suas propriedades no combate a diversas enfermidades. Essas substâncias são os tocotrienóis. Estudos têm demonstrado enormes benefícios para a saúde humana. Sua propriedade antioxidante tem explicado a proteção da pele pelos problemas causados pelas radiações UV. Pesquisas têm elucidado os mecanismos que levam os tocotrienois, obtidos do urucum, ao controle do colesterol e na proteção de doenças neurodegenerativas e vários artigos têm relacionado a ingestão dos tocotrienóis na prevenção e no tratamento de diversos tipos de câncer.

Mesmo com todos esses atributos essa cultura atravessa uma fase difícil. O urucum é um produto típico de pequenos produtores e da agricultura familiar e são essas pessoas que são as mais prejudicadas nesses momentos.

Temas como melhoramentos da cultura, mecanização, beneficiamento, novas técnicas de armazenamento, o mercado de sementes, a indústria de corantes e os fitoterápicos extraídos das sementes de urucum, serão tratados na “4ª Reunião Nacional da Cadeia Produtiva do Urucum”. Vamos buscar, com os diferentes especialistas, lembrar o passado, entender o presente e nos preparar para o futuro dessa planta nativa do Brasil.

O Ital

O Congresso ocorrerá no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado na cidade de Campinas (SP).

Fundado em 1963, é o mais tradicional Centro de Pesquisa na área de Alimentos do Estado. O Ital contribui ativamente para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.
Conheça mais sobre o Instituto.