8. Integração de Aspectos Ambientais no Desenvolvimento de Produto
Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA / ITAL
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melhorar a relação com os reguladores;
melhorar a comunicação interna e externa da organização.
As organizações/empresas apresentam diversas questões econômicas e ambientais relacionadas ao DfE,
como por exemplo:
atividades dos competidores;
necessidades, requisitos e demandas dos consumidores;
atividades dos fornecedores;
relação com investidores, financeiras, seguradoras e outros tomadores de decisão;
aspectos e impactos ambientais da organização;
atividades dos reguladores e legisladores;
atividades das associações de indústrias e negócios.
Outras questões base no desenvolvimento de produto integrando aspectos ambientais são:
Funcionalidade: atingir seus propósitos em termos de tempo de vida de prateleira, utilidade, aparência,
entre outros.
Conceitos multi-objetivos/critérios: consideram todos os impactos e aspectos relevantes
ambientalmente, uma vez que, uma escolha (tomada de decisão por uma alternativa de projeto) pode
contribuir com determinado indicador/impacto ambiental, o qual influencia o equilíbrio de um
determinado setor social específico ou não. A base no conceito de ciclo de vida possibilita soluções
ótimas em função do desempenho e qualidade do produto, a exemplo dos projetos de redução de
massa empregando menos recursos naturais, transporte, etc., assim como nos projetos de aumento de
eficiência energética e desenvolvimento de produto com vida útil mais longa, com facilidade de
desmontagem / reciclagem, etc.
Trocas (
trade-offs
): procuram soluções ótimas, sendo em alguns casos, necessárias estratégias
apropriadas por tipo de produto, pois, por exemplo, uma redução de massa pode afetar a taxa de
reciclagem, um produto mais robusto pode apresentar custos não acessíveis socialmente ou um
material específico pode afetar a durabilidade e segurança do produto, entre outros.
A comunicação é parte integrante da incorporação dos aspectos ambientais no desenvolvimento de
produtos. A informação externa à organização contribui no aumento do valor agregado para os tomadores
de decisão (consumidores, fornecedores, etc.) e na divulgação das propriedades (desempenho, aspectos
ambientais, etc.), no uso e fim-de-vida dos produtos. A comunicação interna aos empregados da
organização é uma divulgação da política da empresa, dos impactos ambientais relacionados ao produto,
das ferramentas, programas e questões ambientais (mediante cursos e treinamentos), dos produtos e
projetos de sucesso e de impactos específicos no ambiente.
Em relação à estratégia empresarial, o DfE
top-down
, ou seja, partindo da gerência, em relação ao DfE
bottom-up
(que parte, por exemplo, dos
designers
- profissionais de desenvolvimento de produtos),
possibilita: ação pró-ativa em termos de antecipar impactos ambientais; apoio aos sistemas de
gerenciamento (por exemplo, via análise de contribuição); procedimentos multi-disciplinares (com equipe
interna capacitada para responder aos diversos setores externos à organização) e gerenciamento da cadeia
de suprimentos (
supply-chain
– dos fornecedores aos atores de fim-de-vida dos produtos como os
recicladores, etc.).
Os objetivos ambientais relacionados à estratégia do produto são: o menor impacto ambiental, mantendo ou
aumentando a funcionalidade do produto; conservação de recursos; reciclagem; recuperação de energia e
prevenção da poluição, redução de resíduos e outros impactos ao meio ambiente.
As metodologias de desenvolvimento, com metas econômicas, ambientais e sociais integram ações de:
maior eficiência dos materiais (renováveis, recuperáveis, etc.);
maior eficiência energética (inclusive durante o uso, fontes renováveis, etc.);
uso de terra;
produção e uso mais limpo (evitando produtos perigosos, etc.);