Avaliação do Ciclo de Vida como Instrumento de Gestão
Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA / ITAL
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durabilidade (longevidade, manutenção, reparo, etc.);
funcionalidade otimizada (modular, múltiplas funções, controles otimizados, etc.);
reuso, recuperação e reciclagem (desmontável, não complexos, recicláveis, etc.) e
evitando substâncias perigosas (saúde, segurança, menor impacto ambiental, etc.).
O DfE permite aos tomadores de decisão acessar os indicadores ambientais em todas as etapas do
desenvolvimento de produtos e processos assim como:
integrar todo o sistema de produto (ciclo de vida);
pesquisa e avaliação constante;
informação e gerenciamento de dados (internos e externos);
comunicação (intena e externa) acurada e cuidadosa;
gerenciamento da cadeia de suprimentos, etc.
A figura 8.1 ilustra as etapas de um planejamento de DfE, ou seja, o desenvolvimento de produto com base
no ciclo de vida e na busca do menor impacto ao meio ambiente.
Figura 8.1 – Etapas do planejamento do DfE: desenvolvimento do produto com base no ciclo de vida
e na busca do menor impacto ambiental
As etapas do planejamento do DfE, conforme ilustra a figura 8.1, envolvem:
Planejamento: definição de uma estratégia organizacional
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voltada às questões ambientais e agregação
de valor ao produto e/ou marca com diminuição de custos e melhoria da qualidade, desempenho,
funcionalidade, etc.
Projeto conceitual: as idéias de projeto definidas na etapa de planejamento, através da construção de
alternativas de projetos (cenários via metodologias científicas, com análise comparativa –
benchmarking
6 A estratégia organizacional deve levar em conta fatores internos como: posição do produto no mercado e na própria empresa;
conhecimento da capacitação do pessoal interno e disponibilidade de profissionais externos à organização; propriedade intelectual;
recursos financeiros; disponibilidade de ferramentas como
softwares
de ACV; capacidade de renovar produtos, processos
fornecedores, etc. A empresa também deve levar em conta fatores externos como: recursos disponíveis ou previstos (expectativa de
orçamento); necessidade dos consumidores (funcionalidade, desempenho, consciência ambiental, etc.); mercado (lucro, imagem,
etc.); competidores; requisitos ambientais; expectativa pública (imagem); requisitos legais; sistema do produto, etc.
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