Brasil
PackTrends
2020
43
Raul Amaral Rego
Luis F. C. Madi
Capítulo 2
FATORES QUE INFLUENCIAM O
MERCADO DE BENS DE CONSUMO
As tendências do mercado de bens de consumo são moldadas
pela influência contínua de fatores demográficos, econômicos,
políticos e socioculturais, entre outros, que direcionam mudanças
no perfil e no comportamento dos consumidores. Assim, são
importantes o estudo e a análise destas tendências no sentido de
identificar oportunidades para a inovação de produtos, processos e
embalagens.
A configuração dos fatores de influência do mer-
cado de consumo, comumente denominados como dri-
vers, é bastante complexa por envolver uma rede ampla
de variáveis interdependentes.
Neste trabalho são analisados alguns desses fa-
tores, identificados conforme seu potencial de impacto
sobre o mercado de bens de consumo embalados (Qua-
dro 2.1).
REGO, R. A.; MADI, L. F. C. Fatores que influenciam o mercado de bens de consumo. In: BRASIL pack trends 2020. Campinas: ITAL, 2012. cap. 2, p. 41-65.