Brasil
PackTrends
2020
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fatores que influenciam o mercado de bens de consumo
Progressivamente, a convergência das políticas
de desenvolvimento e inclusão social poderá fortalecer
o poder de compra e melhora da qualidade de vida das
famílias brasileiras nas próximas décadas, dando sus-
tentação a um cenário bastante favorável para o merca-
do de bens de consumo.
TABELA 2.5
Plano Brasil Maior – Prioridades, Objetivos e Metas (2011-2014)
Objetivos estratégicos
Posição-Base
(2010)
Metas
Ampliar o investimento fixo em % do PIB
18,4%
22,4%
Elevar dispêndio empresarial em P&D em % do PIB
0,59%
0,90%
Aumentar qualificação de RH: % dos trabalhadores da indústria com
pelo menos nível médio
53,7%
65%
Ampliar valor agregado nacional: aumentar Valor da Transformação
Industrial/ Valor Bruto da Produção (VTI/VBP)
44,3%
45,3%
Elevar % da indústria intensiva em conhecimento: VTI da indústria
de alta e média-alta tecnologia/VTI total da indústria
30,1%
31,5%
Fortalecer as MPMEs: aumentar em 50% o número de MPMEs
inovadoras
37,1 mil
58,0 mil
Produzir de forma mais limpa: diminuir consumo de energia por
unidade de PIB industrial (consumo de energia em tonelada
equivalente de petróleo – tep por unidade de PIB industrial)
150,7 tep/
R$ milhão
137,0 tep/
R$ milhão*
Diversificar as exportações brasileiras, ampliando a participação do
País no comércio internacional
1,36%
1,6%
Elevar participação nacional nos mercados de tecnologias, bens e
serviços para energias: aumentar Valor da Transformação Industrial/
Valor Bruto da Produção (VTI/VBP) dos setores ligados a energia
64,0%
66,0%
Ampliar o acesso a bens e serviços para qualidade de vida: ampliar o
número de domicílios urbanos com acesso a banda larga (PNBL)
13,8 milhões
40 milhões de
domicílios**
*Estimativa a preços de 2010
**Meta PNBL
Fonte: Plano Brasil Maior, 2012