Criada em 2010, a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital tem como objetivo estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor de alimentos, bebidas e embalagens, conhecer melhor as necessidades do mercado e identificar áreas estratégicas para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento do setor.
Contato: apoio-plat@ital.sp.gov.br
Telefone: (19) 3743-1897
O projeto Alimentos Industrializados 2030 dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2015 através do projeto Brasil Processed Food 2020 com um conjunto importante de ações destinadas a contrapor mitos e preconceitos que os movimentos ativistas têm propagado para construir uma imagem negativa da indústria alimentícia na sociedade e emplacar políticas públicas restritivas à inovação, promoção, comercialização e consumo de alimentos e bebidas industrializados.
A Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital sistematiza e amplia as formas de contribuição de seus serviços para os consumidores e para a sociedade como um todo com uma comunicação transparente e baseada em fatos, dados estatísticos confiáveis e conhecimento técnico-científico. A missão, a visão e os valores do Ital, sua postura proativa e o conhecimento acumulado nos últimos anos têm credenciado o Instituto como um dos principais atores capazes de suprir tal necessidade.
Indústria de Alimentos 2030 é um hub de conteúdo que permite uma visão ampla e dinâmica das transformações positivas que as indústrias têm realizado para a promoção da saudabilidade dos alimentos e sustentabilidade do sistema alimentar. De forma prática e objetiva, são apresentadas ações de pequenas, médias e grandes empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, documentadas em relatórios, websites e informativos. O conteúdo está distribuído em 15 tópicos organizados em três blocos: VALOR NUTRICIONAL E SEGURANÇA DE PRODUTOS, SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO e RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS.
O documento Indústria de Alimentos 2030 apresenta ações transformadoras em valor nutricional dos produtos, sustentabilidade na produção e transparência na comunicação com a sociedade. O trabalho reúne uma ampla quantidade e variedade de iniciativas de 17 empresas de alimentos e bebidas não alcoólicas em dez áreas estratégicas: melhora do perfil de nutrientes, redução de gorduras, de sódio e de açúcar dos produtos, redução de perdas e desperdícios, redução da pegada de carbono, eficiência no uso de água, sustentabilidade dos ingredientes, transparência na comunicação com os consumidores e a sociedade e publicidade e propaganda responsáveis.
Com a tarefa de fornecer informações técnicas e científicas para a sociedade, demonstrando a importância dos itens industrializados para a alimentação e nutrição humana, a série Alimentos Industrializados 2030 aborda as origens e tipos específicos de produtos, sua composição detalhada, sua segurança para consumo e seu valor nutricional.
Os estudos da Série Ital Brasil Trends 2020 são resultados do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos, bebidas e embalagem, levantamento de dados com base na análise de estudos, pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos do setor. A realização destes estudos contribui para a disseminação de informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira produtos alimentícios de qualidade, agregando valores que permitem o consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor.
Ao longo do desenvolvimento da série Ital Brasil Trends 2020, iniciada em em 2010, observou-se uma crescente animosidade com relação aos alimentos processados e industrializados com críticas baseadas em mitos e, muitas vezes, em questões ideológicas. A publicação "Alimentos Industrializados – A importância para a sociedade brasileira" foi elaborada de forma a proporcionar à população uma visão mais abrangente e fundamentada da indústria alimentícia em contraposição a crenças, preconceitos e acusações arbitrárias que transitam livremente na atualidade.
No documento, também são apresentados os desafios e as oportunidades para a indústria e oferecidas informações técnicas e científicas que demonstrem a importância, a saudabilidade, a qualidade, a segurança e a sustentabilidade dos alimentos processados e industrializados, contribuindo para a construção de uma imagem fiel sobre processamento de alimentos, nutrição e saúde.
Com objetivo de permitir à sociedade brasileira uma visão mais abrangente do setor industrial de alimentos e bebidas, em contraponto a uma vasta quantidade de mitos e preconceitos, foi desenvolvido o website www.alimentosprocessados.com.br, que reúne conteúdo elaborado por profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos e revisado por um comitê técnico-científico composto por representantes de importantes instituições do setor de alimentos e bebidas.
Os módulos disponíveis atualmente são: "O que são Alimentos Processados", "Benefícios dos Alimentos Processados" e "Mitos e Fatos". Em sequência, foram disponibilizados os conteúdos "Ingredientes Alimentares", "Ciência e Tecnologia de Alimentos", "Indústria de Alimentos e Bebidas", "Rotulagem Nutricional", "Iniciativas Institucionais", "Biblioteca Virtual" e "Comunicação com a Sociedade".
A PITec organiza fóruns e plenárias com lideranças da indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas, criando um importante
espaço para debate sobre os temas pesquisados, com decorrente discussão de estratégias para o setor produtivo.
As palestras têm sido importante instrumento para divulgar informações geradas pelas pesquisas realizadas nos projetos da PITec, além de possibilitar a cooperação de empresas e instituições na criação de novos canais de comunicação com os consumidores e sociedade.
- Situação atual e perspectivas da agroindústria (Projeto CGEE/Embrapa | Sustentação e Sustentabilidade da Produção de Alimentos: O Papel do Brasil no Cenário Global – Etapa II)
- Situação atual e perspectivas do consumo de alimentos: implicações para a produção agropecuária brasileira (Projeto CGEE/Embrapa | Sustentação e Sustentabilidade da Produção de Alimentos: O Papel do Brasil no Cenário Global – Etapa II)