O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, assistência tecnológica e prestação de serviços, contando com uma equipe de profissionais e uma estrutura de laboratórios que permite uma avaliação global dos sistemas de embalagens, desde a concepção de uma embalagem com menor impacto ambiental, sua aprovação segundo requisitos das legislações vigentes, até a avaliação do seu desempenho na cadeia de produção e distribuição.
Seus principais objetivos são:
Missão
Contribuir para o aumento da competitividade dos setores produtivos por meio da atividade de PD&I e de assessoria tecnológica especializada, visando a melhoria contínua dos sistemas de embalagem, com benefício para a sociedade.
Visão
Ser reconhecido como referencial de excelência tecnológica, pela produção técnico-científica, qualidade dos serviços prestados aos clientes, seus valores organizacionais e benefícios gerados à sociedade.
Valores
- Competência
Manter as competências necessárias aos talentos humanos, investindo continuamente na capacitação e na atualização técnico-científica dos seus conhecimentos.
- Comprometimento
Promover o comprometimento de todos por meio do trabalho em equipe, participação nas decisões e desenvolvimento das pessoas da força de trabalho.
- Dinamismo
Atuar com dinamismo e pró-atividade na obtenção dos recursos necessários ao desenvolvimento da instituição.
- Ética
Agir de forma ética, atuando com isenção e confidencialidade, respeitando os anseios dos indivíduos e da sociedade e preservando o meio ambiente.
- Pessoas
Valorizar a empatia e o engajamento e promover o reconhecimento dos colaboradores, visando o bom relacionamento e a satisfação de todos no ambiente de trabalho.
- Qualidade
Assegurar que as atividades da instituição sejam conduzidas em conformidade com o Sistema da Qualidade, satisfazendo as necessidades dos clientes e buscando continuamente a melhoria do seu desempenho.
- Reputação
Manter a boa reputação e a imagem de excelência do Ital, procurando agir com profissionalismo e oferecendo sempre a melhor solução para o cliente.
Homenagem do Instituto Mauá em agradecimento o inestimável apoio dado ao curso de Pós Graduação em Engenharia de Embalagem, desde o início das atividades, há 20 anos.
Top Contribuição para o Setor - Prêmio PPR Plásticos em Revista 2015, homenageia o CETEA pelas ações de pesquisa e desenvolvimento de embalagens plásticas.
Homenagem em agradecimento pela consultoria técnica na 3ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta – Walmart Brasil. (Anna Lúcia Mourad, Eloisa Elena Corrêa Garcia, Jozeti Barbutti Gatti, Leda Coltro e Sandra Balan Mendoza Jaime)
Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira – Especial Personalidade do Ano (Eloisa Garcia)
Homenagem da ABIPET em reconhecimento ao relevante histórico de atividades em prol da indústria do PET e decisiva atuação para a evolução da reciclagem do PET no Brasil.
Homenagem em agradecimento pela consultoria técnica na 2ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta – Walmart Brasil. (Anna Lúcia Mourad, Eloisa Elena Corrêa Garcia, Jozeti Barbutti Gatti, Leda Coltro e Sandra Balan Mendoza Jaime)
Troféu Roberto Hiraishi aos Melhores do Ano, do Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews, na categoria Profissional (Eloísa Garcia)
Prêmio de Melhor Fornecedor recebido da empresa Walmart Brasil da área de Assuntos Corporativos
Prêmio SBCTA-PR de Incentivo à Pesquisa (Marisa Padula)
Troféu Institucional do Ano, concedido pela Revista Embanews
Prêmio Joon S. Moon – "Distinguished international alumni award", da Universidade Estadual de Michigan (MSU) (Luis Madi)
Personalidade do Ano, 5ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem (Luis Madi)
Agradecimento ABRE pela parceria na realização da cartilha: Embalagem e sustentabilidade: desafios e orientação no contexto da economia circular.
Reconhecimento ao Ital/CETEA como instituição parceira da equipe DuPont, no Projeto: "Smarter Packaging to Feed the World", que recebeu o Prêmio de Excelência em Crescimento Sustentável, em janeiro de 2014.
Homenagem da Food Design, pelo profissionalismo e espírito colaborativo da Equipe CETEA.
Prêmio Pau Brasil da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP (Anna Lúcia Mourad)
Melhor trabalho apresentado na categoria estudo de caso, no evento CILCA da Associação Brasileira de Ciclo de Vida (Leda Coltro e Anna Lúcia Mourad)
Melhor pôster da área de alimentos – XVI Reunión Nacional de La Sociedad Española de Química Analítica (Marisa Padula)
Melhor trabalho apresentado na categoria pôster no 22th IAPRI Symposium (Anna Lúcia Mourad)
Premiação Nacional de Equipes – EMBRAPA – categoria Qualidade Técnica (Claire I. G. L.
Sarantópoulos e Léa Mariza de Oliveira)
Melhor trabalho apresentado na categoria pôster no 20th IAPRI Symposium (Léa Mariza de Oliveira e
Maurício Rossi Bordin)
Melhores trabalhos no XVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, setembro (Claire I. G. L. Sarantópoulos)
Melhor trabalho sobre aplicação e uso final no V Seminário de Tecnologia da Indústria do Alumínio
(Léa Mariza de Oliveira e Rosa Alves)
O Sistema de Gestão da Qualidade do Ital é certificado na norma NBR ISO 9001 desde 1998.
Os laboratórios do Cetea realizam ensaios acreditados na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) desde maio de 2007 (CRL 0259).
A situação atual da acreditação deve ser verificada no link http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=Ital%2FCetea
CERTIFICADO ISO IEC/17025 ESCOPO ISO IEC/17025
O Ital pertence à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está credenciado como laboratório oficial para realização de análises fiscais e monitoramento.
HABILITAÇÃO REBLAS CREDENCIAMENTO ANVISA
O Cetea é reconhecido pela International Safe Transit Association (ISTA) como o único laboratório no Brasil a realizar ensaios de vibração, queda e compressão na área de transporte, certificado pelo nº ID:ST-2393.
A ISTA é uma associação internacional sediada na cidade de East Lansing, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Seus procedimentos são requisitos cada vez mais exigidos pelo comércio internacional, por parte dos importadores. Com essa habilitação, o Cetea pôde aumentar sua contribuição à promoção da exportação de produtos brasileiros.
Desde a sua consolidação no início dos anos 80, o Cetea sempre teve uma expressiva participação em comissões de estudo para elaboração e revisão de normas técnicas ligadas à área de embalagens. As discussões técnico-científicas permitem a elaboração de normas, metodologias e requisitos mínimos adequados para garantir a qualidade e a segurança do consumidor e do meio ambiente.
ABNT/CB-23 - Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento
ABNT/CB-28 - Comitê Brasileiro de Siderurgia
ABNT/CB-29 - Comitê Brasileiro de Celulose e Papel ABNT
ABNT/CB-35 - Comitê Brasileiro do Alumínio
ABNT/CB-38 - Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental
ABNT/ONS-51 - Organismo e Normalização Setorial - Embalagem e Acondicionamento de Plásticos
ABNT/CEE-190 – Comissão de Estudo Especial de Utensílios de Vidro
Grupo de Trabalho - Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos
Câmara Técnica de Alimentos - Agência Nacional de Vigilância Sanitária “ANVISA”.
Com foco no Dimensionamento Geométrico de Embalagem, o software DiGE permite a redução do consumo de materiais desnecessários à função da embalagem e otimiza o uso dos espaços no armazenamento e transporte, com consequente redução de custos de produção e aumento da competitividade das empresas na área de transporte e distribuição. Totalmente desenvolvido pela equipe do Cetea e adotado por cerca de 100 empresas produtoras e usuárias de diversos tipos de materiais, o DiGE possibilita ainda a especificação da qualidade do papelão necessária ao bom desempenho.
Instruções de uso Experimente o DiGE Compre o DiGE
Av. Cônego Antônio Rocato, 140 | Av. Brasil, 2880
Jd. Chapadão - Campinas - SP – CEP 13070-178
(19) 3743-1900