saopaulo.sp.gov.br

Sobre o Tecnolat

O Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat) é um dos principais centros de pesquisa tecnológico e analítico na área de leite e derivados, contando com equipe técnica especializada, plantas-piloto e laboratórios de microbiologia, bromatologia e biotecnologia.

Os principais serviços realizados incluem ensaios laboratoriais, projetos de pesquisa, assistência tecnológica, desenvolvimento de novos produtos, cursos teóricos e teórico-práticos e treinamentos in company.

Área de Engenharia de Processos

A área de Engenharia de Processos (EP) do Ital, atualmente vinculada ao Tecnolat, tem como focos principais o desenvolvimento, a avaliação e a otimização de processos de conservação de alimentos que envolvem aplicação de calor (termoprocessamento). Sua infraestrutura permite testes em escala piloto de processos de pasteurização e esterilização em batelada bem como a concentração a baixa temperatura, sob vácuo. Junto às indústrias, realiza avaliação de processos térmicos em batelada (autoclaves e estufas, tanques de cozimento) e em sistemas contínuos (UHT e pasteurizadores) para garantir o fornecimento de alimentos seguros do ponto de vista de saúde pública.

Além disso, através da EP, o Ital é a única instituição na América do Sul a integrar o BPCS (Better Process Control Schools), sendo autorizado a ministrar o curso Alimentos Enlatados – Princípios de Controle do Processo Térmico, Acidificação e Avaliação do Fechamento de Recipientes, requisito para as empresas exportadoras de alimentos de baixa acidez e acidificados aos EUA. O treinamento segue legislação americana e seu certificado é reconhecido pela Food and Drug Administration (FDA).

Próximos eventos

Como Chegar

Av. Cônego Antônio Rocato, 140 | Av. Brasil, 2880
Jd. Chapadão - Campinas - SP – CEP 13070-178

(19) 3743-1834