Solicite um Orçamento

Infraestrutura

Plantas-Piloto

O Tecnolat conta com plantas-piloto para a fabricação de diversos tipos de queijos, requeijões e outros queijos processados, iogurtes, bebidas lácteas, leites fermentados, doce de leite e sorvetes, além de equipamentos para microfiltração de leite e outros produtos fluidos. A planta-piloto de Processamento térmico possui equipamentos que permitem a simulação de processos industriais, entre eles uma Autoclave Steriflow® para processos de pasteurização e esterilização de produtos envasados em embalagens de vidro, cartonadas e metálicas.

Laboratório de Microbiologia

Único laboratório do Ital especializado em análises microbiológicas de leite e derivados, produtos afins e bactérias lácticas e probióticas. O espaço é equipado para atender às necessidades analíticas dos processamentos efetuados nas plantas-piloto, bem como para realizar o controle microbiológico e estudo de vida útil de amostras comerciais de leite e derivados.

Laboratório de Biotecnologia

Com equipamentos como liofilizador, mini spray dryer, biofreezers, rotaevaporador, medidor de atividade de água, incubadora com capacidade de controle de temperatura e umidade para estudos em escala piloto para fermentação, liofilização e secagem (spray drier), o espaço permite a realização de pesquisas com bactérias lácticas e probióticas, visando o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria da qualidade e segurança dos alimentos.

Laboratório de Bromatologia

Laboratório do Ital especializado em análises bromatológicas de leite e derivados e outros, o espaço propicia a realização de projetos de pesquisas, desenvolvimento e assistência tecnológica, verificando a identidade e qualidade destes produtos, com monitoramentos e estudo de vida útil. Para estudos de reologia conta com um Reômetro R/S+, Brookfield Inc.

Planta-Piloto de Processamento Térmico

A planta-piloto possui equipamentos versáteis que permitem a simulação de vários processos industriais:

  • Autoclave Steriflow® para processos de pasteurização e esterilização de produtos envasados em embalagens de vidro, cartonadas e metálicas;
  • Tanques de pasteurização;
  • Tacho a vácuo para concentração de alimentos em baixa temperatura;
  • Sistema de aquisição de dados de temperatura e pressão ELLAB® com monitoramento em tempo real.

Laboratórios de Propriedades Físicas e Reológicas

- Reômetro R/S+, Brookfield Inc., equipado com sistemas de cilindros concêntricos e cone e placa e vane para determinação de comportamento reológico de fluidos com viscosidade de 0,001 a 1700 Pa.s.