Solicite um Orçamento

Atividades

Projetos Estratégicos e de Inovação – Agências de Fomento / Empresa
Editais: BNDES, FAPESP, CNPq, FINEP, MCTI
PITE, PIPE, INOVAAGRO (Subvenção Econômica, Fundo Perdido)
Parcerias internacionais (IVV)

Desenvolvimento de produtos

Adequação de produtos

Estudos de vida de prateleira

Testes em planta-piloto

Consultorias

Pareceres Técnicos

Classificação Fiscal

Alveograma em farinha de trigo

Amido danificado

Atividade de água (Aw)

Cor

Distribuição do diâmetro médio de partícula

Distribuição do diâmetro médio de partícula e morfologia

Extensograma em farinha de trigo

Falling number em farinha de cereais

Farinograma em farinha de trigo

Granulometria

Índice de glúten no grão e na farinha de trigo

Molhabilidade de produtos em pó

Perfil de viscosidade em RVA

Sólidos solúveis (ºBrix)

Tamanho máximo partículas (micrômetro)

Teste de cozimento em massas alimentícias

Teste de panificação, segundo El-Dash

Textura

Umidade em bolos, pães e massas frescas

Umidade em farinha

Umidade por Karl Fischer

Viscoamilograma completo de amido ou farinha

Viscosidade aparente

Viscosidade plástica de Casson e limite escoamento

Volume de pão e bolo (por deslocamento de sementes)

Ao longo do ano são realizados diversos cursos teóricos e práticos regulares e podem ser planejados e executados treinamentos in company conforme demanda.

Confira nosso calendário de eventos

Produtos com redução e/ou substituição de açúcar, gordura, sódio, entre outros

Engloba estudos de formulações, busca por substitutos de ingredientes e melhoria do desempenho de produtos tradicionais. Os projetos têm ênfase em chocolates e derivados, alimentos em pó, balas, drageados, recheios, produtos aerados, pães, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outros. Para alcançar os resultados, são utilizadas ferramentas da ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, conhecimentos sobre o mercado e o consumidor final, aspectos de legislação e a viabilidade de transferência para a linha industrial.

Projetos relacionados

Produtos com incorporação de ingredientes funcionais e naturais

Abrange pesquisa, aplicação e estudo de desempenho de ingredientes funcionais e/ou naturais (como corantes, aromas e frutas) em chocolates e derivados, alimentos em pó, balas, drageados, recheios, produtos aerados, pães, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outros. Para atingir os resultados, são utilizadas ferramentas da ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, conhecimentos sobre o mercado e o consumidor final, aspectos de legislação e a viabilidade de transferência para a linha industrial.

Projetos relacionados

Processos e propriedades tecnológicas e de engenharia

Compreende otimização de parâmetros de processo e melhoria da estabilidade e qualidade dos produtos. Estudos de processos de cristalização de açúcares e gorduras, aglomeração com vapor de produtos em pó, fracionamento de gorduras industriais, sistemas microparticulados (microencapsulação e microestruturas), filmes e coberturas comestíveis, entre outros; além de desempenho tecnológico de equipamentos. As propriedades de engenharia pesquisadas são as relacionadas com matérias-primas e produtos, processamento e estocagem: reológicas (farinhas e produtos viscosos), cor, características de produtos em pó, água (isotermas de sorção e atividade de água), textura, microscopia, distribuição de tamanho de partículas, propriedades térmicas e físico-químicas, entre outras.

Projetos relacionados

Qualidade: segurança do alimento, vida de prateleira e sensorialidade

Envolve aspectos relacionados ao uso de ingredientes funcionais e/ou naturais, seguros para o consumidor, com ênfase na qualidade e sensorialidade em chocolates e derivados, alimentos em pó, balas, drageados, recheios, produtos aerados, pães, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outros. Inclui também estudo de estabilidade e vida de prateleira, bem como boas práticas de fabricação.

Projetos relacionados

Inovação e sustentabilidade

Gestão da inovação e projetos tecnológicos de pesquisa e de desenvolvimento, com ênfase em produtos e processos. Utiliza ferramentas como open innovation, redes de tecnologia, programas estratégicos junto às entidades setoriais industriais, além de projetos exclusivos para determinadas empresas (podem ser classificados em projetos pré-competitivos ou individuais). Empresas de pequeno, médio e grande porte são parceiras para o desenvolvimento de produtos/processos/ingredientes inovadores, assim como para o desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental.

Projetos relacionados