Projetos Estratégicos e de Inovação – Agências de Fomento / Empresa
Editais: BNDES, FAPESP, CNPq, FINEP, MCTI
PITE, PIPE, INOVAAGRO (Subvenção Econômica, Fundo Perdido)
Parcerias internacionais (IVV)
Desenvolvimento de produtos
Adequação de produtos
Estudos de vida de prateleira
Testes em planta-piloto
Consultorias
Pareceres Técnicos
Classificação Fiscal
Alveograma em farinha de trigo
Amido danificado
Atividade de água (Aw)
Cor
Distribuição do diâmetro médio de partícula
Distribuição do diâmetro médio de partícula e morfologia
Extensograma em farinha de trigo
Falling number em farinha de cereais
Farinograma em farinha de trigo
Granulometria
Índice de glúten no grão e na farinha de trigo
Molhabilidade de produtos em pó
Perfil de viscosidade em RVA
Sólidos solúveis (ºBrix)
Tamanho máximo partículas (micrômetro)
Teste de cozimento em massas alimentícias
Teste de panificação, segundo El-Dash
Textura
Umidade em bolos, pães e massas frescas
Umidade em farinha
Umidade por Karl Fischer
Viscoamilograma completo de amido ou farinha
Viscosidade aparente
Viscosidade plástica de Casson e limite escoamento
Volume de pão e bolo (por deslocamento de sementes)
Ao longo do ano são realizados diversos cursos teóricos e práticos regulares e podem ser planejados e executados treinamentos in company conforme demanda.
Confira nosso calendário de eventosEngloba estudos de formulações, busca por substitutos de ingredientes e melhoria do desempenho de produtos tradicionais. Os projetos têm ênfase em chocolates e derivados, alimentos em pó, balas, drageados, recheios, produtos aerados, pães, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outros. Para alcançar os resultados, são utilizadas ferramentas da ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, conhecimentos sobre o mercado e o consumidor final, aspectos de legislação e a viabilidade de transferência para a linha industrial.
Abrange pesquisa, aplicação e estudo de desempenho de ingredientes funcionais e/ou naturais (como corantes, aromas e frutas) em chocolates e derivados, alimentos em pó, balas, drageados, recheios, produtos aerados, pães, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outros. Para atingir os resultados, são utilizadas ferramentas da ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, conhecimentos sobre o mercado e o consumidor final, aspectos de legislação e a viabilidade de transferência para a linha industrial.
Compreende otimização de parâmetros de processo e melhoria da estabilidade e qualidade dos produtos. Estudos de processos de cristalização de açúcares e gorduras, aglomeração com vapor de produtos em pó, fracionamento de gorduras industriais, sistemas microparticulados (microencapsulação e microestruturas), filmes e coberturas comestíveis, entre outros; além de desempenho tecnológico de equipamentos. As propriedades de engenharia pesquisadas são as relacionadas com matérias-primas e produtos, processamento e estocagem: reológicas (farinhas e produtos viscosos), cor, características de produtos em pó, água (isotermas de sorção e atividade de água), textura, microscopia, distribuição de tamanho de partículas, propriedades térmicas e físico-químicas, entre outras.
Envolve aspectos relacionados ao uso de ingredientes funcionais e/ou naturais, seguros para o consumidor, com ênfase na qualidade e sensorialidade em chocolates e derivados, alimentos em pó, balas, drageados, recheios, produtos aerados, pães, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outros. Inclui também estudo de estabilidade e vida de prateleira, bem como boas práticas de fabricação.
Gestão da inovação e projetos tecnológicos de pesquisa e de desenvolvimento, com ênfase em produtos e processos. Utiliza ferramentas como open innovation, redes de tecnologia, programas estratégicos junto às entidades setoriais industriais, além de projetos exclusivos para determinadas empresas (podem ser classificados em projetos pré-competitivos ou individuais). Empresas de pequeno, médio e grande porte são parceiras para o desenvolvimento de produtos/processos/ingredientes inovadores, assim como para o desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental.