3. ACV de Embalagem de Vidro para Sistemas Retornável e Descartável
        
        
          Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA / ITAL
        
        
          30
        
        
          consumo de energia por unidade funcional de produto acondicionado do que a embalagem retornável em
        
        
          seu primeiro uso.
        
        
          Outro estudo de ACV de embalagens de vidro retornáveis
        
        
          versus
        
        
          embalagens de vidro não-retornáveis ou
        
        
          descartáveis (
        
        
          one-way
        
        
          ) foi desenvolvido no Instituto de Embalagem de Bruxelas, na Bélgica (VAN
        
        
          DOORSSELAER; LOX, 1999), visando o levantamento de dados sobre a energia envolvida em ambos os
        
        
          sistemas de embalagem (retornável e descartável) para cerveja.
        
        
          Em geral, os estudos sobre embalagem de vidro iniciam-se com a estimativa da taxa de quebra da
        
        
          embalagem, uma taxa média de retorno da embalagem e consideram ainda o sistema de distribuição em
        
        
          um estado de equilíbrio. Assim, todos os trabalhos tendem à conclusão que o sistema retornável possui
        
        
          menor carga ambiental do que o sistema de embalagem não-retornável (descartável), quando o sistema de
        
        
          distribuição permanece dentro de um raio de 100 a 150 km.
        
        
          No estudo desenvolvido por Van Doorsselaer e Lox (1999), os sistemas de distribuição de cerveja em
        
        
          embalagens de vidro retornáveis e não-retornáveis tiveram seu início na produção da embalagem de vidro,
        
        
          levando-se em consideração uma taxa de reciclagem de 15%.
        
        
          Outros aspectos importantes para estudos envolvendo ACV que fizeram parte do escopo do estudo são:
        
        
          
        
        
          Transporte: foi considerado o transporte associado à distribuição das embalagens de vidro a partir da
        
        
          unidade produtiva até as empresas envasadoras;
        
        
          
        
        
          Embalagem secundária e terciária: foi considerada a produção das embalagens secundária e terciária
        
        
          utilizadas no sistema de embalagem retornável e seu o transporte até os centros distribuidores;
        
        
          
        
        
          Energia: a energia associada à re-utilização das embalagens retornáveis, incluindo a
        
        
          lavagem/higienização, transporte e a colocação de novas embalagens e seu transporte, além do
        
        
          transporte associado à reciclagem de embalagens que são retiradas do mercado foram considerados
        
        
          neste estudo;
        
        
          
        
        
          Unidade funcional: a unidade funcional adotada foi de 1.000 L de cerveja comercializada em garrafas de
        
        
          vidro de 250 mL. A energia envolvida no sistema foi expressa em Joules (J) e encontra-se relacionada
        
        
          às fontes de energia primária do país, sendo considerado um fator de eficiência de 33% para a
        
        
          produção de eletricidade.
        
        
          A energia envolvida na distribuição de 1.000 litros de cerveja em embalagens de 250 mL para uma distância
        
        
          de 155 km utilizando caminhões de 30 e 10 toneladas foi apresentada como sendo:
        
        
          
        
        
          E0 (energia necessária para a produção de embalagens não-retornáveis (
        
        
          one
        
        
          -
        
        
          way
        
        
          ) = 9.321 MJ
        
        
          
        
        
          E1 (energia independente do retorno da embalagem, ou seja, a energia necessária para a distribuição
        
        
          do produto) =  1.269 MJ
        
        
          
        
        
          E2 (energia dependente do retorno da embalagem) = 12.668 MJ
        
        
          As embalagens não-retornáveis avaliadas no estudo foram produzidas com menor massa de vidro (142 g)
        
        
          comparativamente à garrafa retornável (242 g), sendo também considerada uma menor energia associada a
        
        
          distribuição do produto descartável. A influência da distância do transporte (do acondicionamento do
        
        
          produto ao centro distribuidor e retorno) sobre a energia necessária para a distribuição do produto, com
        
        
          base na unidade funcional avaliada é apresentada  na tabela 3.2. A energia associada ao transporte foi
        
        
          calculada tomando-se por base o consumo médio de um caminhão de 30 toneladas (0,44 MJ/km.ton)
        
        
          multiplicado pela carga e pela distância de transporte, estando relacionada à unidade funcional adotada no
        
        
          estudo.
        
        
          Tabela 3.2 – Quantidade de energia necessária em função da distância de transporte
        
        
          (VAN DOORSSELAER; LOX, 1999)
        
        
          Distância de transporte para a
        
        
          distribuição (km)
        
        
          Energia necessária (MJ)
        
        
          Embalagem retornável
        
        
          Embalagem não-retornável (
        
        
          one-way
        
        
          )*
        
        
          100
        
        
          320
        
        
          143
        
        
          250
        
        
          800
        
        
          358
        
        
          500
        
        
          1.600
        
        
          715
        
        
          750
        
        
          2.401
        
        
          1.073
        
        
          1.000
        
        
          3.201
        
        
          1.431
        
        
          * Na energia envolvida neste sistema foi considerado um fator adicional de 20% associado ao retorno vazio do
        
        
          caminhão.