Brasil Pack Trends 2020 - page 102

Brasil
PackTrends
2020
102
conveniência e simplicidade
FIGURA 4.33
Embalagem para transporte
de refeições prontas
Fonte: Divulgação
FIGURA 4.34
Embalagens empilháveis para
transporte de refeições prontas
Fonte: Divulgação
para viagem, tanto na questão visual quanto na facili-
dade de consumo. Um exemplo disso é a embalagem
de entrega do restaurante dinamarquês Sticks’n’Sushi
(Figura 4.33), que possui um excelente visual aliado à
praticidade de um sistema de minibandejas, mantendo
os pratos organizados e separados entre si.
Nessa mesma linha, a Sta-Pack, da empresa
BMJ, na Indonésia, oferece compartimentos separa-
dos para as refeições sem comprometer a facilidade de
transporte (Figura 4.34).
Interatividade
O conceito de embalagem interativa relaciona-se
àquela que cumpre múltiplas funções e que requer ou
convida ao envolvimento do consumidor. Além da pro-
teção e da exposição da marca de um produto, a emba-
lagem interativa pode agregar valor. O papel interativo
da embalagem pode estar relacionado com informações
sobre o produto, o divertimento e o estímulo à criativi-
dade do consumidor (RAITHATHA, 2009).
No campo da informação, encontramos embala-
gens interativas das mais simples às mais tecnológicas.
Exemplos das mais simples podem ser facilmente encon-
trados hoje nos pontos de venda, como as embalagens
com informações em braile, para os mais diversos produ-
tos e disponíveis em vários materiais, desde aquelas em
cartão, utilizadas, por exemplo, em pratos congelados, ce-
reais e balas, até as metálicas e de vidro, como em acho-
colatados e geleias (Figura 4.35). Há também os sistemas
de informação por meio de códigos bidimensionais, como
os QR Codes e Data Matrix (Figura 4.36), tratados no ca-
pítulo Qualidade e Novas Tecnologias. Tais códigos permi-
tem que o consumidor acesse diversos dados do produto,
como origem, informações nutricionais etc.
Outro exemplo é a embalagem de KitKat da Nes-
tlé, para envio por correio (Figura 4.37), que já vem
desenhada como um cartão-postal, para que o consumi-
dor preencha com uma mensagem e os demais dados e
envie para presente.
Na linha infantil, a embalagem da bala líquida
WarHeads Double Drops (Figura 4.38), que vem em
dois sabores, permite que os mesmos sejam consumi-
dos separadamente ou misturados.
Já no conceito do entretenimento, a embalagem
pode servir como ferramenta para diversas possibilidades.
Não se trata de algo novo, pois há muito tempo esse con-
ceito é utilizado em embalagens para cereais e gelatinas,
dentre outros, voltado principalmente ao público infantil.
Porém, as novas tecnologias, envolvendo internet, celu-
lares, tablets e outros dispositivos, permitem que o nível
de interatividade seja bem maior. É possível criar rótulos
personalizados em websites, como no caso da batata Prin-
gle’s ou do refrigerante Jones Soda (Figura 4.39).
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