Solicite um Orçamento
Agregação de valor ao urucum para a indústria de alimentos

Com 40% da produção nacional, São Paulo é o maior produtor de urucum no Brasil, país que lidera a produção mundial com cerca de 13,6 mil toneladas produzidas em 2020 (IBGE). Através da expertise de 30 anos em PD&I para agregação de valor, o Ital atua pela otimização de processos em indústrias de corantes, inclusive com estabelecimento de anteprojeto técnico para implantação de unidade industrial para extração de corante, sendo um exemplo o trabalho feito para a Vale Urucum, que possui sede em São Paulo - SP e operações em Nova Alvorada do Sul - MS, Dracena - SP e, futuramente, Bataguassu - MS, com parceiros fornecedores no Vale do Paraná (SP/MS), principal região produtora do mundo em questões de volume e tecnologia, e clientes no Brasil, EUA, Europa e América Latina.

Vale lembrar que o corante extraído das sementes de urucum é considerado o pigmento natural mais utilizado pelas indústrias de alimentos. Produtos em que pode ser aplicado: queijos Prato, Cheddar, Reino e Saint Paulin, massas, salsichas, iogurtes, temperos, molhos, recheios de bolachas e sorvetes.

O Ital também desenvolveu tecnologia de extração de vitamina E de óleo de urucum para a indústria New Max Industrial, que hoje comercializa o produto, que possui atividades antioxidante, redutora do colesterol e no combate de diversos tipos de câncer. Além disso, o Laboratório de Destilação Molecular, inaugurado em outubro dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) do Ital, financiado pela Fapesp, veio para otimizar os estudos de fracionamento do óleo de urucum para a separação de frações fitoterápicas.

Saiba mais

Ital lança livro trilíngue sobre urucum que contempla 30 anos de experiência de pesquisador

Entrevista com pesquisador Paulo Roberto Nogueira Carvalho para AgroManhã | AgroMais