Solicite um Orçamento
Prevenção de micotoxinas na cadeia produtiva da cana-de-açúcar

A segurança e a qualidade dos alimentos estão dentre as prioridades da atuação do Ital, que nos últimos 30 anos vem se destacando por pesquisar micotoxinas, compostos prejudiciais à saúde que são produzidos por alguns fungos. O Brasil hoje ocupa a posição de líder mundial na produção de cana-de-açúcar, principalmente em decorrência da demanda da produção do açúcar e álcool. Neste processo são gerados vários subprodutos, dentre estes a levedura seca, que tem sido utilizada na alimentação animal e humana como fonte de proteínas e vitaminas.

Dentre as pesquisas realizadas pelo Ital na área de segurança dos alimentos, destaca-se a investigação das causas de contaminação de levedura seca por aflatoxinas. Nesse trabalho foram avaliadas as possíveis fontes de contaminação por fungos toxigênicos e aflatoxinas na cadeia produtiva da cana-de-açúcar para a obtenção de álcool e açúcar, visando adotar medidas de controle e prevenção (Projeto Fapesp 2011/10073-0)

ARTIGOS RELACIONADOS

Aspergillus section Flavi diversity and the role of A. novoparasiticus in aflatoxin contamination in the sugarcane production chain – Science Direct

Aflatoxins in sugarcane production chain: what could be the source? – Science Direct