saopaulo.sp.gov.br

Atividades

Especializado em ensaios laboratoriais para produtos lácteos, o Tecnolat visa a melhoria e o controle de qualidade para esses alimentos. Além disso, realiza projetos de pesquisa e assistência tecnológica nas áreas de ciência e tecnologia de laticínios; desenvolve produtos lácteos; faz testes industriais em escala piloto; divulga e transfere conhecimento técnico-científico e promove treinamentos teóricos e práticos e também in company.

- Divulgação do desenvolvimento e aplicações da ciência e tecnologia de alimentos para o setor produtivo;

- Edição de publicações técnico-científicas;

- Realização de cursos teórico-práticos de capacitação e aperfeiçoamento e de eventos de atualização técnico-científica. Confira o calendário de eventos.

  • Better Process Control Schools – BPCS Training | Curso Alimentos Enlatados - Princípios de Controle do Processo Térmico, Acidificação e Avaliação do Fechamento de Recipientes

    Com conteúdo fundamentado na legislação americana, o curso aborda pontos críticos das operações de processamento térmico de alimentos de baixa acidez ou acidificados, que compreendem a base do sistema HACCP para a produção de alimentos seguros. O treinamento é requisitado para supervisores de plantas de processamento térmico convencional (autoclaves) e asséptico [21CFR 108.35(g) e 113.10].

    A programação é composta por 17 aulas incluindo temas relacionados à garantia de segurança de produtos de baixa acidez e acidificados: microbiologia do enlatamento, registro e manutenção de registros, sanitização na indústria de alimentos, alimentos acidificados, manuseio de recipientes, princípios de processamento térmico, instrumentação operação em plantas de processamento; autoclaves, estáticas, com sobre pressão, agitadas, contínuas, descontinuas, hidrostáticas, processamento asséptico e avaliação do fechamento de embalagens flexíveis, de vidro e metálicas.

    Confira quando ocorrerá a próxima edição no calendário de eventos.

  • Cálculo em processos térmicos de pasteurização e esterilização de alimentos

    Dividido em dois módulos, o treinamento tem como principal objetivo discutir fundamentos, cálculos e dimensionamento de processos de pasteurização e esterilização contínuos e em batelada. No Módulo I, são abordados temas de fundamentos de termoprocessamento, cálculo da letalidade do tratamento térmico em processos contínuos e em batelada pelo método genérico. Já o Módulo II é direcionado para processos de esterilização em autoclaves, sendo abordados cálculo de letalidade (F0) pelo método de Ball e análise de desvios em processos de esterilização.

    Confira quando ocorrerá a próxima edição no calendário de eventos.

  • Treinamentos fechados

    São oferecidos treinamentos in company com ementa dedicada à qualificação requerida pela empresa interessada – solicite uma proposta.