Brasil
PackTrends
2020
113
estética e identidade
Consumo hedonista
A embalagem como fonte de felicidade
O consumo hedonista caracteriza-se pelo princí-
pio da satisfação e do uso de produtos e serviços que
proporcionem prazer intrínseco. O consumo deixa de
ser uma atitude para resolver uma necessidade, pas-
sando finalmente para o desejo de felicidade. Nem que
seja momentânea (RIEPING, 2012).
A principal característica do consumo hedonista
é a busca por prazer imediato, levando à satisfação dos
sentidos, estimulando assim todos os aspectos emocio-
nais. Um exemplo muito claro de consumo hedonista é:
depois de um expediente de trabalho, uma consumido-
ra resolve ir ao shopping passear. Geralmente esse pas-
seio, sempre lhe custa um produto que adquire durante
o caminhar pelas vitrines. Mas ela passa em frente a
uma loja de chocolates e pensa “vou comprar uma cai-
xa de bombons, porque eu mereço.” Esta é uma consta-
tação nítida de que essa consumidora buscou naquele
momento um produto que lhe proporcionasse prazer.
Nesse aspecto, o design da embalagem deverá,
além da funcionalidade, incorporar uma experiência sen-
sorial ao produto. Inovações em formatos e tamanhos,
juntamente com técnicas avançadas de impressão, darão
destaque aos produtos em relação à concorrência, revita-
lizarão marcas, acrescentarão appetite appeal e atrairão
o consumidor. Com isso o item terá o posicionamento de
um produto premium no mercado e terá maior diferen-
ciação quando comparado aos demais.
Um exemplo de produtos de extrema indulgência
explorada na embalagem são as sobremesas da marca
Gü (Figura 5.5). A imagem impressa nas embalagens
em cartão escuro e fosco, aliada à qualidade da impres-
são, transmite a excelência dos ingredientes utilizados
e cria uma aparência e sensação atrativas aos olhos do
consumidor, valorizando o sabor refinado e único de
suas sobremesas. A atenção aos detalhes incorporados
na embalagem demonstra o posicionamento de uma
marca de indulgência.
Gosto por produtos refinados, prazer e satisfação
são as principais características que definem a ten-
dência pela busca por produtos de “indulgência sem
culpa” (incorporação de novos atributos para diminuir
a rejeição de itens com alto teor calórico, gordurosos
etc., ou redução de porção ou tamanho da embalagem),
produtos com sabores e texturas diferentes (produtos
gourmet), produtos interativos e produtos exóticos que
permitem novos estímulos sensoriais e a fuga do coti-
diano (HILL, 2010; REGO, 2010).
Os chocolates provocam essas sensações, ain-
da mais quando associados a superfrutas como romã,
açaí e framboesa, altamente valorizadas por suas pro-
priedades antioxidantes. A empresa Brookside combi-
na chocolate amargo com essas três frutas e utiliza
uma embalagem flexível, que pode ser autossustentá-
vel (stand up pouch) ou não, com uma foto bastante
atraente (Figura 5.5).
FIGURA 5.5
Embalagens para
produtos indulgentes
Fonte: Divulgação
Outro bom exemplo de produto de “indulgência
sem culpa” que se utilizou dos recursos da embalagem
para atrair o consumidor é a linha Five de sorvetes da
Häagen-Dazs, que, como o próprio nome já diz, é elabo-
rado com apenas cinco ingredientes: leite, creme de lei-
te desnatado, açúcar, gemas de ovo e ingredientes que
lhe conferem sabor (menta, baunilha, caramelo etc.).
Além disso, a embalagem com layout clean e refinado
reflete a arquitetura da marca e traduz o conceito do
novo produto (Figura 5.6).