Nº: 6024
Área de conhecimento: Ciência de Alimentos
Nº do processo FAPESP: 2017/50349-0
Título do projeto: Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos (PDIP/ITAL)
Área de atuação: Novas fontes de proteínas vegetais com funcionalidade tecnológica e nutricional
Quantidade de vagas: 1
Pesquisador principal: Profª Drª Mitie Sônia Sadahira
Unidade/Instituição: Instituto de Tecnologia de Alimentos
Data limite para inscrições: 31/07/2023
Publicado em: 06/07/2023
Localização: Av. Brasil, 2880 – Jardim Chapadão, Campinas - SP
E-mail para inscrições: eaip.bolsas@ital.sp.gov.br e mitie@ital.sp.gov.br
Resumo
O Instituto de Tecnologia de Alimentos torna pública a abertura de inscrições para candidatura de uma bolsa de pós-doutorado na área de proteínas vegetais a ser desenvolvida no Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas/SP.
A missão do Ital é contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.
Procuramos por um candidato interessado em desenvolver projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Novas fontes de proteínas vegetais com funcionalidade tecnológica e nutricional”.
A bolsa, com duração até março de 2024, será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa PDIP do Ital (Processo: 2017/50349-0). Após a seleção, o candidato e o projeto de pesquisa deverão ser submetidos à Fapesp para aprovação definitiva da bolsa. O selecionado que tiver a aprovação do projeto pela Fapesp receberá uma Bolsa PD no valor de R$ 9.047,40 mensais e isenta de imposto de renda e uma Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender as despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
1. Resumo da posição e experiência requerida
O(a) candidato(a) deve possuir doutorado em Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins.
O(a) selecionado(a) deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com outros pesquisadores do Instituto no desenvolvimento de outros projetos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.
O(a) candidato(a) deverá ter fluência em inglês, ter conhecimento em ferramentas estatísticas, ser uma pessoa proativa e motivada, e apresentar capacidade de trabalho em equipe.
2. Requisitos e habilidades requeridas para o candidato
- Título de doutor obtido nos últimos sete anos em Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins;
- Graduação em Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Farmácia ou Biotecnologia;
- Habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar;
- Conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação
- Conhecimento em ferramentas estatísticas
- Produção científica em periódicos indexados;
- Preferencialmente com experiência no exterior;
- Não ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra entidade.
Experiência desejada em (no mínimo dois):
(i) Química de alimentos;
(ii) Análises físico-química;
(iii) Extração, caracterização e/ou avaliação de proteínas.
3. Documentos, prazos e forma de submissão
Os documentos listados a seguir deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora, para os e-mails eaip.bolsas@ital.sp.gov.br, com o assunto “Pós-Doutorado em Ciência de Alimentos: proteínas vegetais”.
a) Súmula curricular no modelo da FAPESP (máximo de quatro páginas), conforme recomendações disponíveis em http://www.fapesp.br/5266;
b) Carta de motivação evidenciando sua aderência aos pré-requisitos e habilidades exigidos no item 2 (máximo de 500 palavras);
c) Cópia do diploma de doutorado.
A avaliação será feita com base no currículo e comprovação das experiências requeridas.
Qualquer dúvida ou esclarecimentos sobre o edital, entrar em contato através dos e-mails citados.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. A data limite para as inscrições é 31 de julho de 2023. O resultado final do processo de seleção será comunicado aos candidatos por e-mail.