O Instituto de Tecnologia de Alimentos é uma das instituições líderes em ciência aplicada na América Latina, exercendo papel central em inovação através de pesquisa, desenvolvimento e assistência técnica especializada em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem.
Atualmente o Ital opera centros tecnológicos especializados em carnes e produtos cárneos, cereais e chocolate, produtos lácteos, frutas e hortaliças, proteínas vegetais e embalagem. Além disso, possui laboratórios de referência em microbiologia, química, física e análise sensorial de apoio a PD&I.
O Sistema de Gestão da Qualidade do Ital é certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma NBR ISO/IEC 17025 junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre).
O Ital pertence à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está credenciado como laboratório oficial para realização de análises fiscais e monitoramento.
Fundado em 1963 como órgão público pioneiro no setor de tecnologia de alimentos no Brasil, o Ital é um dos órgãos de pesquisa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, exercendo papel estratégico em alianças e projetos de cooperação com os setores público e privado.
Análises
Contribuir para o avanço das áreas de alimentos, bebidas e embalagens por meio de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico, em apoio ao agronegócio e em benefício do consumidor e da sociedade.
Ser referência em excelência, criatividade e inovação, oferecendo soluções de alto impacto em produtos, serviços e ações para o governo, a sociedade e o setor produtivo.
Estimulamos o aprendizado contínuo e promovemos o desenvolvimento de nossos colaboradores, valorizando novas lideranças e incentivando o crescimento profissional.
Valorizamos o comprometimento de nossos colaboradores com a missão institucional, destacando a inovação tecnológica, o foco no cliente e a geração de benefícios à sociedade.
Atuamos com foco na excelência, entregando soluções de referência que atendem aos requisitos das partes interessadas e impulsionam a melhoria contínua e a inovação dos processos.
Agimos com ética, integridade, imparcialidade, justiça e transparência, sendo fiéis aos compromissos assumidos com parceiros, clientes, sociedade e demais partes interessadas.
Contribuímos com responsabilidade para o desenvolvimento tecnológico, respeitando a confidencialidade dos clientes e considerando os impactos ambientais e a saúde das pessoas.
Adotamos uma visão de longo prazo, pautada na sustentabilidade, valorizando a diversidade, a cooperação multidisciplinar e a disseminação do conhecimento, com foco na redução de impactos ambientais e sociais e no uso eficiente dos recursos.
Incentivamos a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de alimentos, bebidas e embalagens, em benefício do agronegócio e da sociedade.
NBR ISO 9001
O Sistema de Gestão da Qualidade do Ital é certificado na norma NBR ISO 9001 desde 1998.
NBR ISO/IEC 17025
O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) possui ensaios acreditados na norma NBR ISO/IEC 17025 junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre).
REBLAS E ANVISA
O Ital pertence à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está credenciado como laboratório oficial para realização de análises fiscais e monitoramento.
Saiba mais
(19) 3743-1789
qualidade@ital.sp.gov.br
Garantir a integridade e ética dos projetos e publicações científicas e tecnológicas é uma crescente exigência por parte das organizações de financiamento e fomento à pesquisa científica e tecnológica.
Dentro desse contexto, a Comissão de Integridade Científica (CIC) do Ital, composta por pesquisadores, atua na elaboração e divulgação de material de orientação voltado à preservação da integridade científica dentro da instituição.
A CIC também trabalha como instância consultiva e investigativa, visando defender os interesses das pesquisas realizadas no Ital no que tange à sua integridade e dignidade.
Integrantes
Ana Paula Reis Nolêtto
Claire Isabel Grígoli de Luca Sarantópoulos
Katia Maria Vieira Avelar Bittencourt Cipolli
Marcelo Antonio Morgano
Márcia Mayumi Harada Haguiwara
Marise Bonifácio Queiroz
Marta Hiromi Taniwaki
Patrícia Blumer Zacarchenco Rodrigues de Sá
Paula Fernanda Janetti Bócoli
Silvia Cristina Sobottka Rolim de Moura
Como forma de aprimorar e estreitar as relações entre a sociedade e o Instituto, o Ital participa de diversas ações que buscam a transformação e inclusão da comunidade local.
O Ital e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) são parceiros da organização Patrulheiros Campinas, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região. Por meio do projeto Menor Aprendiz, que oferece a oportunidade do primeiro emprego aos adolescentes da organização, as instituições possibilitam a aprendizagem profissional de práticas administrativas e a vivência no ambiente de trabalho.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Ital atua no gerenciamento e acompanhamento de processos de proteção intelectual de tecnologias desenvolvidas no Instituto, em alguns casos com parcerias de universidades e outros institutos de pesquisa, e na elaboração de documentos relacionados ao Sistema da Qualidade (ISO 9001). Além disso, trabalha na orientação dos pesquisadores quanto a questões de propriedade intelectual, no que se refere aos cuidados com a disseminação de resultados de pesquisa, e no estímulo para a visualização de áreas de pesquisa com potencial de inovação, bem como na busca por licenciamentos de tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento.
O NIT do Ital foi estabelecido em 20 de março 2017, por meio da Portaria Ital 12, considerando o Decreto Estadual 56.569 de 22 de outubro de 2010, que estabelece a efetiva criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica, a Resolução SAA 12 de 10 de março de 2016, que aprova a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo (ICTESPs) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e as portarias da Apta de 11 de março de 2017 (sem número) e de 28 de junho de 2016 (Portaria 270), que definem as regras e finalidades dos NITs da Apta.
Tiago Bassani Hellmeister Dantas (Diretor)
Claire I. G. L. Sarantópoulos (Diretor Substituto)
Ana Claudia dos Santos Rocha
Gisele Anne Camargo
Valdecir Luccas