saopaulo.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

O Ital e a Pós-Graduação

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) foi criado em 1963, inicialmente como então Centro Tropical de Pesquisa e Tecnologia de Alimentos em Instituto de Tecnologia de Alimentos, a partir de uma seção técnica do Instituto Agronômico, em Campinas – SP, com o objetivo de dar suporte para a crescente indústria de alimentos. Convênio com a FAO permitiu o treinamento de técnicos, no Brasil e no exterior e a construção dos prédios, laboratórios e equipamentos.

Dentro de sua missão de apoio científico para o desenvolvimento tecnológico do setor de alimentos do Brasil, tem em sua trajetória, forte parceria com o setor produtivo, o que exigiu adequação às novas demandas e características de um mercado globalizado. Neste sentido, o Ital estabeleceu a gestão para a qualidade, que resultou na certificação ISO 9001, em 1998, e na acreditação pelo INMETRO de 57 ensaios de embalagens segundo a norma ISO 17025. O Ital participa desde 1998 do Programa de Excelência na Gestão da ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação).

Atuando em várias linhas de pesquisa e desenvolvimento, através dos seus 78 pesquisadores, conduz projetos financiados, principalmente, por agências de fomento nacionais e internacionais, por empresas e associações, muitos deles realizados em parceria com instituições brasileiras e estrangeiras.

Há muitos anos recebendo estagiários de nível médio e superior para complementação de suas formações com solução de problemas reais, sua missão de educação também foi se consolidando, e em, 2015, iniciou o programa de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos aprovado pela Capes, focando suas pesquisas na criação de novos produtos mais saudáveis, sustentáveis e seguros, em consonância com a atual dinâmica da indústria global de alimentos.

Histórico, evolução e perspectivas futuras da Pós Graduação

Conceito Capes e Autoavaliação

Contato: pos@ital.sp.gov.br
Telefone: (19) 3743-1762

Linhas de Pesquisa

Qualidade e segurança de alimentos

Linha de pesquisa interdisciplinar para estudos da segurança e qualidade de alimentos utilizando-se de análises físico-químicas, microbiológicas e instrumentais. O programa fornecerá conhecimento teórico e prático, que inclui estudos de aditivos, contaminantes químicos e microbiológicos em toda a cadeia produtiva de alimentos, além de estudos de propriedades bioativas dos nutrientes e estudos dos constituintes dos alimentos: absorção e biodisponibilidade, efeitos do processamento, do armazenamento e a sua relação com a qualidade nutricional.

Projetos:
Caracterização, avaliação da qualidade e de propriedades bioativas de alimentos
Estudo da inocuidade microbiológica de alimentos

Embalagem e conservação de alimentos

Linha de pesquisa que contempla as tecnologias de processamento convencionais e emergentes para a industrialização de alimentos e os estudos da interação entre embalagem e produto. Inclui também a avaliação do desempenho ambiental da cadeia agroalimentícia, os estudos de estabilidade e de avaliação de ciclo de vida e o aproveitamento de subprodutos.

Projetos:
Desenvolvimento e avaliação de embalagens
Estudos ambientais e aproveitamento de resíduos e co-produtos industriais
Desenvolvimento de novos produtos, processos e ingredientes

Carga Horária

Para concluir o curso, o aluno deverá completar o mínimo de 48 créditos, sendo 18 em disciplinas e 30 pela Dissertação.

Coordenadoria

Reitora
Eloisa Elena Corrêa Garcia

Pró-Reitor
Mitie Sônia Sadahira

Coordenadora
Silvia Amelia Verdiani Tfouni

Vice-Coordenadora
Anna Lucia Mourad

Comitê de Pós-Graduação

Silvia Amélia Verdiani Tfouni | Anna Lúcia Mourad | Mitie Sonia Sadahira | Maria Isabel Berto | Silvia Cristina Sobottka Rolim de Moura | Marcelo Antonio Morgano | Tiago Negrão Andrade

Comitê de Seleção

Anna Lúcia Mourad | Maria Isabel Berto | Marisa Padula | Silvia Cristina Sobottka Rolim de Moura

Comissão de Atribuição de Bolsas

Silvia Amélia Verdiani Tfouni | Rosa Maria Vercelino Alves | Juliana Santos de Espíndola

Docentes

Anna Lucia Mourad
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Fabiana Andrea Barrera Galland
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Marcelo Morgano
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Maria Isabel Berto
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Maria Teresa B. Pacheco
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Marta Taniwaki
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Marisa Padula
Lattes / Google acadêmico / ORCID

Mitie Sadahira
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Valdecir Luccas
Lattes / Google acadêmico / ResearchID / ORCID

Disciplinas

Aditivos e contaminantes em alimentos

Ementa: Aditivos alimentares. Contaminantes químicos e físicos em alimentos. Metodologias para avaliação da ingestão de aditivos alimentares e contaminantes. Aspectos regulatórios.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Silvia Amelia Verdiani Tfouni

Métodos cromatográficos para análise de alimentos

Ementa: Introdução a métodos cromatográficos para análise de alimentos; princípios de cromatografia; cromatografia em papel, em camada delgada, de adsorção, de troca iônica, de bioafinidade e de exclusão; Cromatografia gasosa: técnicas, equipamento, fases estacionárias; Cromatografia Líquida: princípios, fases móveis, eluição, fases estacionárias e equipamento; introdução a espectrometria de massas (LC-MS e CG-MS).


2 créditos

Carga horária: 30h


Docentes responsáveis:
Marcelo Antonio Morgano

Química e bioquímica do processamento de alimentos

Ementa: Transformações químicas e bioquímicas dos principais constituintes dos alimentos “in natura” durante o processamento e armazenamento.


4 créditos

Carga horária: 60h


Docentes responsáveis:
Maria Teresa Bertholdo Pacheco

Microbiologia de alimentos

Ementa: Fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o desenvolvimento microbiano. Principais bactérias patogênicas de importância em alimentos. Microbiologia da água. Deterioração microbiana. Métodos de análises microbiológicas de alimentos e água.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Beatriz Thie Iamanaka

Micologia de alimentos e micotoxicologia

Ementa: Conhecimento sobre as principais espécies de fungos deterioradores de alimentos, incluindo os fatores que afetam seu crescimento, taxonomia polifásica e técnicas de contagem e isolamento. E micotoxinas: definição, condições de produção e o que causam para a saúde de animais e humanos.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Beatriz Thie Iamanaka
Marta Hiromi Taniwaki

Planejamento experimental

Ementa: Fundamentos da ferramenta de planejamento de experimentos: definição de variáveis; tipos de planejamento experimentais mais aplicados; principais metodologias do planejamento experimental; critérios para seleção do planejamento. Estudos de casos, exemplos e aplicações.


3 créditos

Carga horária: 45h


Tecnologias para conservação de alimentos

Ementa: Métodos de conservação dos alimentos: tecnologias de barreiras, processamentos térmicos convencionais, e tecnologias emergentes


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Maria Isabel Berto

Embalagens: materiais, processos de produção e parâmetros de qualidade

Ementa: Conceitos gerais e funções da embalagem; Materiais e tipos de embalagem: plásticas flexíveis, plásticas rígidas, metálicas, vidro, celulósicas e embalagens compostas; Processos de fabricação de embalagens, propriedades e aplicações; Embalagens de transporte e distribuição: características; desenvolvimento; propriedades; Parâmetros de desempenho e avaliação de qualidade de embalagens; Inovação e desenvolvimento de embalagens: materiais, tecnologias, produtos. Reações de interação embalagem/alimentos e estudos de estabilidade.


4 créditos

Carga horária: 60h


Docentes responsáveis:
Marisa Padula
Rosa Maria Vercelino Alves

Gestão ambiental para desenvolvimento de produtos e processos

Ementa: Globalização, meio ambiente e tratados internacionais; Recursos naturais e principais impactos para o ar, água e solo; Resíduos sólidos: PNRS, tratamentos e destinação; Conceitos sobre normalização (normas ISO 14000 e 14040); A ferramenta de avaliação de ciclo de vida; Aproveitamento de resíduos da cadeia de alimentos; Principais impactos da indústria alimentícia; Desenvolvimento de produtos alimentícios com menor impacto ambiental.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Anna Lucia Mourad

Propriedades funcionais de biopolímeros (proteínas e polissacarídeos)

Ementa: Propriedades funcionais de biopolímeros (proteínas e polissacarídeos) para a formação e estabilidade de dispersões coloidais (emulsão, espumas, géis e suspensões). Produtos alimentícios, geralmente, são encontrados na forma de dispersões tais como spreads, maionese, sorvete, marshmallow, nougat, bolo, recheios, entre outros.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Mitie Sonia Sadahira

Tecnologia de produtos derivados do cacau

Ementa: Histórico, definições e regulatório. Produtos derivados do cacau. Principais ingredientes e aditivos e suas propriedades físicas, químicas e físico-químicas. Processos de fabricação. Parâmetros de controle de processo. Equipamentos industriais. Aspectos de qualidade. Tendências e inovações.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Valdecir Luccas

Seminários sobre projetos

Ementa: Discussão das propostas para dissertação por meio de apresentações dos projetos dos mestrandos


2 créditos

Carga horária: 30h


Docentes responsáveis:
Silvia Amelia Verdiani Tfouni

Aprimoramento didático/estágio docente

Ementa: Preparação pedagógica: métodos de ensino, ensino de técnicas e práticas de trabalho individual e em grupo, técnicas para a avaliação do aprendizado, elaboração de palestras e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Estágio supervisionado: desenvolvido mediante a participação do aluno em cursos de extensão e especialização oferecidos na instituição, sob a supervisão de um docente.


2 créditos

Carga horária: 30h


Tópicos especiais em ciência e tecnologia de alimentos I

Ementa: Avanços em Ciência e Tecnologia de Alimentos


1 créditos

Carga horária: 15h


Tópicos especiais em ciência e tecnologia de alimentos II

Ementa: Avanços em Ciência e Tecnologia de Alimentos


2 créditos

Carga horária: 30h


Processamento de frutas e hortaliças

Ementa: Tecnologias de secagem e de processos para a fabricação de bebidas e conservas de frutas e hortaliças. Descrição de equipamentos relacionados. Reações de degradação e vida-de-prateleira. Aproveitamento de resíduos do processo industrial.


3 créditos

Carga horária: 45h


Docentes responsáveis:
Silvia Pimentel Marconi Germer
Silvia Cristina Sobottka Rolim de Moura

Grade de Horários

Calendário

  • 08 a 10 de fevereiro
    Matrícula para o primeiro período letivo de 2021 (alunos regulares)
  • 22 e 23 de fevereiro
    Solicitação de matrícula para o primeiro período letivo de 2021 (alunos especiais)
  • 28 de fevereiro
    Prazo para exame de proficiência em língua estrangeira (ingressos em 2020)
  • 01 de março
    Início do período letivo
  • 02 de junho
    Prazo para encaminhamento do projeto de dissertação ao CPG (ingressos em 2021)
  • 26 de junho
    Final do período letivo
  • 10 de julho
    Data limite para entrega de notas na secretaria (1º período)
  • 12 a 14 de julho
    Matrícula para o segundo período letivo de 2021 (alunos regulares)
  • 19 e 20 de julho
    Solicitação de matrícula para o segundo período letivo de 2021 (alunos especiais)
  • 02 de agosto
    Início do segundo período letivo
  • 01 a 31 de outubro
    Inscrição para processo seletivo 2022
  • 10 de dezembro
    Final do segundo período letivo
  • 11 de dezembro
    Prazo para exame de qualificação dos alunos ingressantes em 2021
  • 17 de dezembro
    Data limite para entrega de notas na secretaria (2º período)

OBS: O aluno terá direito a trancar matrícula em uma disciplina desde que tenham sido ministrados no máximo 30% do total de aulas previstas. Caso contrário, a conclusão da disciplina será obrigatória.

Normas e Regimento

Dissertações

Processo Seletivo

Aluno Especial

A matrícula do aluno especial está condicionada à existência de vaga na disciplina pretendida e à autorização do docente responsável, sendo vedada na disciplina "Seminários" e em mais de duas disciplinas em um mesmo semestre.

O período de solicitação de matrícula pode ser consultado no calendário da Pós-Graduação, sendo necessário entregar junto à documentação exigida o formulário de solicitação (FQ-07.27) devidamente preenchido e assinado pelo docente responsável pela disciplina de interesse.

Documentos exigidos

- Cópia do diploma ou outro documento comprobatório da conclusão da graduação com data da colação de grau anterior à data da matrícula;

- Histórico escolar oficial do curso de graduação;

- Cópia da cédula de identidade (RG);

- Duas fotos fotos 3x4.