Histórico, evolução e perspectivas futuras da Pós Graduação

Desde a sua criação em 2015, o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do ITAL tem recebido números expressivos de inscrições para o processo seletivo por ano, tendo variado entre 27 e 77 candidatos desde a sua criação, oriundos na sua maioria do Estado de São Paulo, mas também tem atraído graduados de outros estados e até mesmo estrangeiros.  As dissertações defendidas podem ser acessadas em https://ital.agricultura.sp.gov.br/posgraduacao/busca.

As dissertações que vem sendo desenvolvidas tem caráter extremamente aplicado, com o desenvolvimento de temas relacionados às linhas de pesquisa de atuação dos docentes:

  • Microbiologia dos alimentos (Marta H.Taniwaki e Beatriz T. Iamanaka)
  • Análises de Alimentos (Marcelo A. Morgano e Silvia A. V. Tfouni)
  • Funcionalidades tecnológicas das proteínas e polissacarídeos na formação e estabilidade de espumas, emulsões e géis (Mitie S. Sadahira)
  • Desenvolvimento de produtos de chocolates e derivados com substituição e/ou redução de gordura e açúcar e incorporação de ingredientes funcionais (Valdecir Luccas)
  • Funcionalidade biológica de proteínas, peptídeos e polissacarídeos proveniente de matrizes alimentares (Maria Teresa B. Pacheco)
  • Aprimoramento de subprodutos da agroindústria através de bioprocessos para obtenção de ingredientes funcionais, bioativos e seguros (Maria Teresa B. Pacheco)
  • Aditivos e contaminantes em alimentos (Silvia A. V. Tfouni)
  • Micronutrientes, contaminantes inorgânicos e avaliação da bioacessibilidade de elementos minerais em alimentos (Marcelo A. Morgano)
  • Processamento de frutas e vegetais e seus co-produtos (Silvia P. M. Germer e Sílvia C. S. R. Moura).
  • Estabilidade, cinética de reações e cálculo de vida de prateleira de alimentos processados (Sílvia P. M. Germer e Silvia C. S. R. Moura)
  • Estudos de desempenho ambiental de processos e produtos na cadeia agroalimentícia (Anna Lucia Mourad)
  • Conservação de alimentos por processos térmicos; reologia de fluidos; engenharia de processos (Maria Isabel Berto)
  • Desenvolvimento de sistemas de embalagem para produtos (Anna Lucia Mourad; Marisa Padula, Rosa M. V. Alves)
  • Estudos de interação de embalagem / alimentos (Marisa Padula)
  • Pesquisa e desenvolvimento de embalagens com ênfase em propriedades de barreira de polímeros de fonte renovável, nanomateriais, embalagens com atmosfera modificada e embalagens ativas e inteligentes (Rosa M. V. Alves)
  • Bioacessibilidade e bioatividade de componentes alimentares (Fabiana Galland)

Os resultados destas pesquisas tem sido divulgados na mídia através do site do Ital.
Os trabalhos técnicos científicos resultantes também estão listados no Curriculum Lattes dos docentes e também no site de publicações do Ital.

Desde a sua criação, a estrutura curricular vem sendo atualizada, e as disciplinas de “Tecnologias de produtos de cacau” e “Propriedades funcionais de biopolímeros (proteínas e polissacarídeos)” foram implantadas em etapa posterior a criação do curso. Estas atualizações aconteceram com o credenciamento dos pesquisadores Valdecir Luccas (2017) e Mitie S. Sadahira (2015).
As disciplinas de Tópicos Especiais em Ciência e Tecnologia de Alimentos têm permitido oferecer aos alunos formações complementares e oportunidades para contato também com instituições externas. Nos anos de 2017, 2018 e 2019 foi oferecida disciplina de Tópicos Especiais abordando o tema Food Safety e reuniu estudantes e pesquisadores ingleses e brasileiros, numa parceria entre a Universidade de Nottingham do Reino Unido e pesquisadores do Ital, da Unicamp, do CNPEM e da Unesp de Botucatu, para a formação dos chamados worldwide citizens.
Os docentes têm se revezado na realização dos processos seletivos, e em 2020, a seleção de novos candidatos foi realizada de forma totalmente remota.
O curso de Pós-Graduação está inserido no sistema da Qualidade do Ital que atende a NBR ISO  9001:2015 e todos os procedimentos e registros, como inscrição, matrícula, atestados, elaboração de projetos e dissertação, ementas de disciplinas, acessos aos laboratórios, dentre outros, estão descritos neste sistema. 
Além disso, o sistema está sendo aprimorado para que boa parte destes procedimentos seja feita em um sistema eletrônico exclusivo da Pós-Graduação.  

O programa vem se consolidando desde a sua criação com incentivos para adesão de novos pesquisadores ao corpo docente. Os alunos egressos relatam grande satisfação com o programa desenvolvido no Ital, seja na continuidade da carreira acadêmica no desenvolvimento dos subsequentes doutorados, seja na maior qualificação para solucionar problemas do setor alimentício junto ao setor produtivo e institucional.

O projeto PDIP (Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa) institucional do Ital financiado pela Fapesp tem o objetivo de modernizar e ampliar a infraestrutura analítica e de processamento de alimentos do Instituto, bem como fortalecer sua capacidade científica e tecnológica. O projeto aprovado tem foco nas áreas de Segurança e Saudabilidade de Alimentos e de Inovação em Produtos e Processos, que são áreas estratégicas de atuação atual e futura, nas quais os docentes já vem atuando nos últimos anos.  Através dele, foram recebidas 20 bolsas entre mestrado, pós-doutorado e de pesquisa no exterior, além da vinda de pesquisadores estrangeiros. Todos estes fatores vêm consolidando, ampliando e trilhando as diretrizes da atuação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.