Solicite um Orçamento

Nº: 5020
Área de conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Nº do processo FAPESP: 2017/50349-0
Título do projeto: Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital
Área de atuação: Elementos inorgânicos em alimentos: estudos inovadores em micronutrientes e/ou contaminantes inorgânicos
Quantidade de vagas: 1
Pesquisador principal: Dr. Marcelo Antonio Morgano
Unidade/Instituição: Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos / Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)
Data limite para inscrições: 25/04/2022
Publicado em: 08/04/2022
Localização: Av. Brasil, 2880, Jardim Chapadão – Campinas - SP
E-mail para inscrições: eaip.ital@ital.sp.gov.br e morgano@ital.sp.gov.br

Resumo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) torna pública a abertura de inscrições para candidatura de uma bolsa de pós-doutorado na área de “Elementos inorgânicos em alimentos” a ser desenvolvida no Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), em Campinas-SP.

A missão do Ital é contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.

Procuramos por um candidato interessado em desenvolver projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Elementos inorgânicos em alimentos: estudos inovadores em micronutrientes e/ou contaminantes inorgânicos”.

A bolsa, com duração até março de 2023, será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa PDIP do Ital (Processo: 2017/50349-0).

Após a seleção, o candidato e o projeto de pesquisa deverão ser submetidos à Fapesp para aprovação definitiva da bolsa. Aprovado, o candidato receberá bolsa no valor de R$ 8.479,20 mensais e isenta de imposto de renda e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender as despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

1. Resumo da posição e experiência requerida

O candidato deve ter doutorado em Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Química ou áreas afins, de preferência com experiência em métodos espectrométricos, estudos de especiação química, fortificação e bioacessibilidade e/ou biodisponibilidade de elementos inorgânicos em alimentos. Deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com outros pesquisadores do instituto no desenvolvimento de outros projetos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.

2. Requisitos e habilidades requeridas para o candidato

- Doutorado em Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Química ou áreas afins finalizado há menos de sete anos;

- Graduação em Ciência de Alimentos, Biologia, Bioquímica, Engenharia de Alimentos, Química ou áreas afins;

- Habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar;

- Conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação;

- Produção científica em periódicos indexados.

- Não ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra entidade.

Experiência comprovada em:

- pesquisas em áreas relacionadas a ciência de alimentos e química de alimentos;

- estudos de elementos inorgânicos em alimentos;

- estudos de bioacessiblidade e/ou biodisponibilidade in vitro de minerais e/ou contaminantes inorgânicos em alimentos;

- técnicas espectrométricas como FAAS, GF-AAS, ICP OES e ICP-MS.

Experiência desejada em:

- uso de técnicas hifenadas, como LC-ICP-MS;

- difusão e transferência de conhecimento técnico-científico;

- coorientação de estudantes de graduação, mestrado e/ou doutorado.

3. Documentos, prazos e forma de submissão

Os documentos listados a seguir deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora para os e-mails eaip.ital@ital.sp.gov.br e morgano@ital.sp.gov.br com o título “Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos”:

a) Súmula curricular no modelo da FAPESP (máximo de 4 páginas), conforme recomendações disponíveis em http://www.fapesp.br/5266;

b) Carta de motivação evidenciando sua aderência aos pré-requisitos e habilidades exigidos no item 2 (máximo de 500 palavras);

c) Resumo do estudo a ser desenvolvido durante o período da bolsa (máximo 500 palavras).

A avaliação será feita com base no currículo e comprovação das experiências requeridas.

Havendo qualquer dúvida ou esclarecimentos sobre o edital, entrar em contato através dos e-mails citados anteriormente.

A data limite para as inscrições é 25 de abril de 2022. O resultado final do processo de seleção será comunicado aos candidatos por e-mail.