Solicite um Orçamento

Bolsa de JP em Contaminação de Alimentos por Embalagens

Segurança de alimentos vs contaminação química: migração de substância não intencionalmente adicionadas (NIAS) da embalagem

Área de conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Nº do processo Fapesp: 2017/50349-0

Título do projeto: Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos – PDIP/Ital

Área de atuação: Identificação de sustâncias não intencionalmente adicionadas em embalagens para alimentos

Quantidade de vagas: 1

Pesquisador principal: Prof. Dra. Marisa Padula

Unidade/Instituição: Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos - Cetea/Ital/SAA

Data limite para inscrições: 30/12/2020

Localização: Av. Brasil, 2880, Campinas

E-mail para inscrições: eaip.ital@ital.sp.gov.br e mpadula@ital.sp.gov.br

Resumo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abre inscrições para seleção de candidatos a uma Bolsa de Jovem Pesquisador (JP) na área de investigação de Contaminantes Químicos de Alimentos decorrentes da migração a partir de materiais de embalagem.

O JP deverá desenvolver projeto de pesquisa para ampliação da atuação do instituto na área de Segurança e Saudabilidade de Alimentos, com enfoque em compostos potencialmente migrantes de embalagens, visando o estabelecimento de competência e infraestrutura para estudo da ocorrência e do potencial de migração e de toxicidade de contaminantes não intencionalmente adicionados (NIAS) em materiais de embalagem destinados ao contato com alimentos.

A bolsa terá duração de 48 meses e será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) do Ital. Após a seleção, o candidato e o projeto de pesquisa deverão ser submetidos à Fapesp para aprovação definitiva da bolsa. O candidato selecionado receberá o valor de R$ 8.152,20 mensais, isento de imposto de renda. Adicionalmente, o projeto selecionado, após apresentação à Fapesp e revisão por pares, poderá receber Auxílio à Pesquisaroteiro sugerido para formatação.

Sobre a vaga

O JP deverá desenvolver projeto de pesquisa para ampliação da atuação do Ital na área de Segurança e Saudabilidade de Alimentos, especificamente para implantação da área de estudos de contaminantes não intencionalmente adicionados (NIAS) em materiais de embalagem plásticos destinados ao contato com alimentos, com o uso de técnicas analíticas de alta sensibilidade como cromatografia gasosa com detector de massa/massa (CG-MS/MS) para compostos voláteis e semivoláteis e a cromatografia líquida de alta resolução com sistema de tempo de voo/espectrometria de massas (LC/Q-TOF/MS) para compostos não voláteis.

O JP realizará os estudos experimentais considerando diferentes materiais plásticos e estruturas de embalagem para contato com alimentos; condições de uso, como tipo de processamento do alimento, temperaturas utilizadas e condições de estocagem e consumo; e os requerimentos de legislações para aprovação desses materiais para contato com alimentos.

O candidato deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar no desenvolvimento de projetos na instituição sede, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e em ações que visem transferência de tecnologia e conhecimento.

Experiência requerida

Recomenda-se que o jovem pesquisador tenha experiência prévia com composição e química de materiais plásticos, formulações, condições de processamento e processos de degradação de plásticos. É ainda desejável que o JP tenha conhecimentos em toxicologia e sobre a relação de estruturas químicas com potencial carcinogênico. O candidato deve ter domínio de técnicas analíticas instrumentais como espectrometria de massas, cromatografia líquida de alta eficiência (LC/Q-TOF/MS) e cromatografia gasosa com detector de massa/massa (CG-MS/MS).

Pré-requisitos da vaga

• Possuir doutorado em Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins;

• Experiência bem-sucedida como pesquisador, após o doutorado, por pelo menos dois anos, em grupo de pesquisa do exterior e internacionalmente competitivo – um ano pode vir a ser aceito se o candidato possuir boa produção científica;

• Experiência prática comprovada em técnicas instrumentais como cromatografia gasosa, cromatografia líquida e espectrometria de massas;

• Conhecimento sobre embalagens para contato com alimentos;

• Conhecimento de toxicologia, relação estrutura química e potencial carcinogênico e de estudos de exposição de consumidores a contaminantes (desejável);

• Conhecimento sobre composição e química de materiais plásticos, formulações, condições de processamento e processos de degradação de plásticos;

• Habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar;

• Conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação;

• Apresentar produção científica de alto impacto na área do projeto proposto.

Aplicação, documentos e datas

Inscrições

Os documentos listados a seguir deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora, para os e-mails eaip.ital@ital.sp.gov.br e mpadula@ital.sp.gov.br, com o título “Jovem Pesquisador – Contaminação Química vs Segurança de Alimentos: migração de substância não intencionalmente adicionadas (NIAS) da embalagem para alimentos”:

a) Súmula curricular no modelo da Fapesp (máximo de quatro páginas), conforme recomendações disponíveis;

b) Carta de motivação evidenciando sua aderência aos pré-requisitos exigidos no item 2 (máximo de 200 palavras);

c) Resumo de proposta de pesquisa relevante para o tema proposto (máximo de 3000 palavras).

A data limite para a inscrição é 30 de dezembro de 2020.

Processo de seleção

O currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos requisitos descritos, e o resumo da proposta de pesquisa apresentado serão elementos-chave no processo de seleção.

O candidato receberá um e-mail informando se foi pré-selecionado até 30/01/2021.

Se pré-selecionado, deverá submeter um projeto de pesquisa completo até 28/02/2021 para eaip.ital@ital.sp.gov.br e mpadula@ital.sp.gov.br, caso contrário será substituído pelo candidato classificado em segundo lugar. A elaboração do projeto deve atender ao modelo requerido pela Fapesp.