Solicite um Orçamento

Bolsa de PD em Fungos Toxigênicos

Nº: 4805
Área de conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Nº do processo FAPESP: 2017/50349-0
Título do projeto: Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos (PDIP/Ital)
Área de atuação: “Fungos toxigênicos e micotoxinas em alimentos: taxonomia polifásica, metabólitos fúngicos, controle”
Quantidade de vagas: 1
Pesquisador principal: Profa Dra Marta Hiromi Taniwaki
Unidade/Instituição: Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos / Instituto de Tecnologia de Alimentos
Data limite para inscrições: 20/02/2022
Publicado em: 31/01/2022
Localização: Av. Brasil, 2880 – Jardim Chapadão, Campinas - SP
E-mail para inscrições: eaip.ital@ital.sp.gov.br e marta@ital.sp.gov.br

Resumo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) torna pública a abertura de inscrições para candidatura de uma bolsa Pós-Doutorado na área de fungos toxigênicos e micotoxinas, a ser desenvolvida no Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), em Campinas/SP.

A missão do Ital é contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.

Procuramos por um candidato interessado em desenvolver projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Fungos toxigênicos e micotoxinas em alimentos: taxonomia polifásica, metabólitos fúngicos, controle”.

A bolsa, com duração de 12 meses, será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa PDIP do Ital (Processo: 2017/50349-0). Após a seleção, o candidato e o projeto de pesquisa deverão ser submetidos à Fapesp para aprovação definitiva. O candidato selecionado que tiver a aprovação do projeto pela Fapesp receberá uma Bolsa de Pós-doutorado no valor de R$ 7.373,10 mensais e isenta de imposto de renda e uma Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

1. Resumo da posição e experiência requerida

O candidato deve ter doutorado em Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Biologia, Bioquímica ou áreas afins, de preferência com experiência em análise de fungos e micotoxinas em alimentos. O candidato deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com outros pesquisadores do instituto no desenvolvimento de outros projetos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.

2. Requisitos e habilidades requeridas para o candidato:

-  Possuir doutorado em Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Biologia, Bioquímica ou áreas afins, finalizado a menos de cinco anos;
-  Possuir Graduação em Ciência de Alimentos, Biologia, Bioquímica, Engenharia de Alimentos ou áreas afins;
- Habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar;
- Conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação;
- Produção científica em periódicos indexados;

Experiência comprovada em:
- Pesquisas em áreas relacionadas a ciência de alimentos e microbiologia de alimentos;
- Análises de fungos utilizando taxonomia polifásica; biodiversidade de Aspergillus e Penicillium;
- Técnicas cromatográficas usando HPLC, CG-MS and LC-MS / MS, etc.
- Técnicas moleculares para identificação de fungos.

Experiência desejada em:
- Difusão e transferência de conhecimento técnico-científico;
- Coorientação de estudantes de graduação, mestrado e/ou doutorado.

3. Documentos, prazos e forma de submissão:

Os documentos listados a seguir deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora, para os e-mails eaip.ital@ital.sp.gov.br e marta@ital.sp.gov.br, com o título “Pós-Doutorado em Ciência de Alimentos”: 
a) Súmula curricular no modelo da FAPESP (máximo de 4 páginas), conforme recomendações disponíveis em http://www.fapesp.br/5266.
b) Carta de motivação evidenciando sua aderência aos pré-requisitos e habilidades exigidos no item 2 (máximo de 500 palavras).
A avaliação será feita com base no currículo e comprovação das experiências requeridas.
Qualquer dúvida ou esclarecimentos sobre o edital, entrar em contato através dos e-mails citados.

A data limite para as inscrições é 20 de fevereiro de 2022. O resultado final do processo de seleção será comunicado aos candidatos por e-mail.