Acesse o Regulamento de gestão e compartilhamento (Mecanismos de acesso)
O TGA está alocado no Laboratório de Espectrometria, Análise Térmica e Reologia do Cetea. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de produtos e materiais poliméricos quanto aos seus comportamentos relacionados à degradação térmica.
A câmara climatizada 1 encontra-se alocada na Planta Piloto do Cetea e trabalha na temperatura fixa de 23 °C (± 2 °C). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para estudos que exijam controle de temperatura.
A câmara climatizada 2 encontra-se alocada na Planta Piloto do Cetea e trabalha em duas condições: 25 °C (± 2 °C) e 75% ur (± 5% ur) e 23 °C (± 2 °C) / 50% ur (± 5% ur). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para estudos que exijam controle de temperatura e umidade.
A câmara climatizada 3 encontra-se alocada na Planta Piloto do Cetea e trabalha em duas condições: 35 °C (± 2 °C) e 90% ur (± 5% ur) e 38 °C (± 2 °C) / 80% ur (± 5% ur). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para estudos que exijam controle de temperatura e umidade.
A câmara refrigerada encontra-se alocada na Planta Piloto do Cetea e trabalha na temperatura fixa de 4 °C (± 2 °C). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para estudos que exijam controle de temperatura.
A câmara está em fase de aquisição e será alocada no Laboratório de Permeabilidade do Cetea. Estará disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para estudos de estabilidade de materiais e embalagens possibilitando avaliações referentes a aspecto físico, alterações dimensionais e propriedades mecânicas.
O DSC está alocado no Laboratório de Espectrometria, Análise Térmica e Reologia do Cetea. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de produtos e materiais poliméricos quanto aos seus comportamentos térmicos.
O Cromatógrafo Gasoso com deteção por ionização de chama apresenta uma gama de aplicações analíticas para amostras líquidas de compostos voláteis e semi-voláteis. Detector de Ionização de Chama: Esse detector é bastante popular devido aos seus níveis de detectabilidade e resposta quase universal.
O Cromatógrafo gasoso com detecção por espectrometria de massas e olfatometria acoplada é utilizado na identificação de compostos e semivoláteis presentes em baixas concentrações em alimentos e embalagens, sua origem e correlação com a percepção sensorial. Está alocado no Laboratório de Estudos de Voláteis do CCQA. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para diferentes aplicações.
O Cromatógrafo Líquido com deteção por arranjo de diodos apresenta uma gama de aplicações analíticas para amostras líquidas de compostos não-voláteis. Ele oferece o desempenho, a confiabilidade e a robustez que você precisa para obter a maior confiança em seus resultados diários, para análises de rotina.
O Cromatógrafo liquido hifenado a ICP-MS é usado para estudo de elementos traços, contaminantes inorgânicos e suas espécies químicas em alimentos e embalagens e está alocado no Laboratório de Inorgânicos do CCQA. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para diferentes aplicações.
O Cromatógrafo líquido de ultraperformance acoplado a espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS) é usado na separação e identificação de composto orgânicos em baixas concentrações e apresenta uma gama de aplicações analíticas para amostras líquidas de compostos não-voláteis target com ionização por eletrospray (ESI). Encontra-se alocado no Laboratório de Química do CCQA e está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para diferentes aplicações.
Técnica analítica instrumental de detecção multielementar que utiliza uma fonte de plasma para excitar os átomos ao ponto de emitirem fótons de luz de comprimentos de ondas característicos e específicos para os diferentes elementos inorgânicos. A amostra a ser analisada é utilizada na forma de solução, passando pelos processos de nebulização, vaporização, atomização, ionização e excitação na fonte de plasma fornecendo espectros de emissão.
Equipamento utilizado na determinação de propriedades mecânicas de materiais. Possui software de operação com ampla biblioteca de cálculos, o que permite a determinação de diversas propriedades, com base em normas técnicas nacionais e internacionais. Está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para caracterização de propriedades mecânicas de materiais. Para solicitação de ensaios, escreva para rac@ital.sp.gov.br - em assunto insira o termo – EMU Instron
Mesa de corte para elaboração de protótipos (embalagens em papel cartão ou papelão ondulado).
O microscópio eletrônico de varredura de alta resolução TESCAN VEGA 4 LMU possui fonte de elétrons por filamento de tungstênio e é munido dos detectores SE, LE BSE, GSD, EDS e EBSD. Permite ampliação de imagens de até 1.000.000 de vezes com resolução de 3.0 nm em 30 kV e 8.0 nm em 3 kV, em modo alto vácuo.
Sistema de choque utilizado para ensaios de impacto com aceleração controlada (pulsos senoidais e trapezoidais) e determinação de curvas de acolchoamento de materiais utilizados como acessórios de embalagem para proteção de produtos.
Sistema utilizado para ensaios de simulação de empilhamento e determinação de resistência máxima de embalagens à compressão.
O Sistema de espectrometria de emissão atômica – ICP OES é usado para estudo de minerais e contaminantes inorgânicos em alimentos e está alocado no Laboratório de Inorgânicos do CCQA. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para diferentes aplicações.
Equipamento dedicado ao preparo de amostras para a determinação de metais e minerais, as quais são digeridas com ácido em copos de teflon fechados, com aquecimento assistido por micro-ondas. Por trabalhar em sistema fechado (alta pressão, o ponto de ebulição do ácido é maior proporcionando a diminuição do tempo de digestão, evita a perda de elementos voláteis e contaminação da amostra. Também permite a extração de compostos orgânicos com solventes em baixas temperaturas.
O sistema para medição de taxa de permeabilidade ao oxigênio está alocado no Laboratório de Permeabilidade do Cetea. Este método analítico aplica-se a filmes mono e multicamadas, laminados plásticos flexíveis, chapas plásticas, laminados com papel e cartão. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de materiais quanto à de taxa de permeabilidade ao oxigênio.
O sistema para medição de taxa de permeabilidade ao vapor de água (PERMATRAN) está alocado no Laboratório de Permeabilidade do Cetea e este método analítico aplica-se a filmes mono e multicamadas, laminados plásticos flexíveis, chapas plásticas, laminados com papel e cartão. Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de materiais quanto à de taxa de permeabilidade ao vapor de água.
Sistema de vibração para ensaios de vibração senoidal e randômica, com possibilidade de reprodução de perfis de vibração simulando transportes rodoviários, aéreos e ferroviários.