Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
MilkPoint
Extração de corante natural a partir do figo da índia: potencial aplicação em iogurte
Brasil Food Trends 2020 é referenciado em artigo de Bárbara Silva e Juliana Cristina Ubaldo, da UFV e da UFSJ

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 23/07/2020 10:35:12

As cores dos produtos alimentícios são um dos principais atributos sensoriais que estão diretamente relacionados a qualidade e aceitação dos mesmos. Além de ser atraente para os consumidores, a cor ajuda na distinção e seleção dos alimentos. Portanto, em produtos como os iogurtes aromatizados/saborizados já é esperado a identificação de uma determinada cor, de acordo com o seu aroma/sabor e essa, por sua vez, leva os consumidores a relacionar esses produtos como sendo benéficos ao bem-estar, mesmo que em alguns casos não tenham sido utilizadas as frutas no processo de elaboração dos mesmos.

[...] Os pigmentos naturais presentes nos alimentos, além de conferir cor podem trazer efeitos benéficos à saúde devido ao poder antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, dentre outros. Entretanto, estes possuem a desvantagem de serem menos estáveis, ou seja, mais susceptíveis às diferentes alterações de pH, temperatura e luz. Estudo realizado com pigmentos naturais como antocianinas, indicou que estes são relativamente estáveis em produtos com baixo valor de pH, sendo assim, empregado de forma satisfatória em produtos lácteos como por exemplo o iogurte.

[...] O figo da índia Nopalea cochenillifera é um fruto que pertence a palma conhecida popularmente como doce ou miúda, apresenta polpa adocicada e de coloração avermelhada. Dentre as aplicações do fruto, podemos citar o iogurte desnatado saborizado com geleia de figo da índia Nopalea cochenillifera (3%). O produto elaborado apresentou uma coloração avermelhada e com potencial funcional. Estudos de estabilidade durante a vida de prateleira são necessários, com objetivo de avaliar a manutenção da cor do produto.

Confira o artigo completo