Por Fernanda Domiciano, editado por Jaqueline Har | Postado em 27/07/2021 19:55:32 | Atualizado em 31/08/2021 17:23:12
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, anunciaram nesta terça-feira (27), em Campinas, investimento estadual recorde de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura. O valor será usado na modernização das unidades para aprimorar o atendimento a demandas de inovação e pesquisa do agronegócio de São Paulo e do Brasil.
A cerimônia foi realizada na Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico (IAC), um dos mais tradicionais polos de pesquisa do agro na América Latina. Segundo a Secretaria de Agricultura, o investimento atual configura o triplo do maior repasse estadual para pesquisa agropecuária. Em 2009, o Governo de São Paulo repassou R$ 17 milhões a seis institutos e 11 polos regionais da pasta.
De acordo com informações da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), parte do investimento permitirá a implementação de mais de 50 soluções tecnológicas que os institutos estaduais entregarão até o fim deste ano. O aporte também assegurará modernização e ampliação de imóveis, além da criação de hubs de inovação e suporte para startups com perfil para o agronegócio.
“A ideia é criar um sistema em rede inicialmente nos ambientes de São Paulo, Campinas, Nova Odessa e Ribeirão Preto, aplicando isso para outras regiões no futuro e formando uma Rede de Inovação do Agro. Também vamos acelerar a transferência de tecnologia para os diferentes setores do agronegócio, colaborando para a geração de empregos, segurança alimentar, alimento seguro e de menor impacto ambiental”, explicou o coordenador da Apta, Sergio Tutui.
Com sede em Campinas, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) investirá os recursos para implantar novas linhas de pesquisa e análises que avaliem a segurança, inocuidade e saudabilidade dos alimentos produzidos e consumidos pela população. Também será ampliada a capacidade de oferta de serviços tecnológicos às pequenas e médias indústrias de alimento paulista, aumentando a competitividade das empresas e agregando valor aos produtos do agro por meio da inovação em ingredientes, formulação de produtos e embalagens.
O evento contou ainda com estandes de exposição dos institutos e das coordenadorias de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/Cati), de Defesa Agropecuária (CDA) e de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura de SP, da Prefeitura de Campinas e das fundações de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).
Participaram também da cerimônia: ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo da FGV, Roberto Rodrigues; prefeito de Campinas, Dario Saad; secretária de Desenvolvimento Econômico de SP, Patrícia Ellen; secretário-executivo da Secretaria de Agricultura de SP, Francisco Matturro, chefe de gabinete, Ricardo Lorenzini, e assessores técnicos Orlando Melo de Castro e Alberto Amorim; diretores do Departamento de Gestão Estratégicada Apta, Renata Heleno Branco, da Apta Regional, Daniel Gomes, do IAC, Marcos Landell, do Instituto Biológico (IB), Ana Eugênia, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Celso Vegro, do Instituto de Pesca (IP), Cristiane Neiva, do Ital, Eloisa Garcia, e do Instituto de Zootecnia (IZ), Enilson Ribeiro; coordenadores da Codeagro, Celso Matsuda, da CDA, Luis Fernando Bianco, e da Cati, Alexandre Grassi; diretores-presidentes do CTA/Fapesp, Carlos Américo Pacheco, e da Fundag, Orivaldo Brunini; presidentes da Ocesp, Edivaldo Del Grande, do Conselho de Administração da Fundepag, Ricardo Ferraz, e da APA avicultura, Érico Pozzer; deputados estaduais Dirceu Dalben, Rafa Zimbaldi e Gilmaci Santos; deputados federais Arnaldo Jardim e Roberto Alves; gerente de Relacionamento JBS, Leopoldo Mendonça.