Visita
Institutos de pesquisa da Apta abrem as portas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Em sua terceira edição, o Apta Portas Abertas tem por objetivo mostrar ao público as pesquisas que apoiam o agro paulista

Por Comunicação SAA | Postado em 07/10/2024 14:48:04 | Atualizado em 07/10/2024 14:48:21

CTC está dentre as Unidades que receberá visitantes no Ital (crédito: Antonio Carriero).

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) realizará a terceira edição do Apta Portas Abertas nos próximos dias 18 e 19, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento gratuito será promovido simultaneamente nas sete unidades de pesquisa vinculadas à Apta, proporcionando ao público um momento para conhecer de perto os trabalhos realizados e interagir com pesquisadores.

Participam a Apta Regional, com atividades nas unidades de Andradina, Pariquera-Açu e Pindorama, o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto Biológico (IB), o Instituto de Pesca (IP), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto de Zootecnia (IZ) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Serão destacadas pesquisas e tecnologias desenvolvidas e que integram o cotidiano da sociedade.

O primeiro dia do evento será direcionado a alunos e o segundo dia será voltado ao público em geral, sendo que no IB, em São Paulo, o Apta Portas Abertas também acontece no domingo (20). O público terá a oportunidade de visitar laboratórios, participar de palestras, conhecer projetos desenvolvidos e conversar com as equipes responsáveis por avanços em diversas áreas, como agricultura, pecuária, piscicultura, economia agrícola, biotecnologia, conservação de alimentos e segurança alimentar.

Além de destacar o papel da ciência no progresso do agronegócio paulista e nacional, o evento é uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais do setor e o público em geral descobrirem como as inovações tecnológicas aplicadas nas pesquisas podem impactar positivamente a produção agrícola, a preservação ambiental e a vida cotidiana.

"O Apta Portas Abertas é uma chance única para a população conhecer de perto o trabalho que fazemos em prol do desenvolvimento do agronegócio. É uma forma de inspirar novas gerações e mostrar como a ciência e a pesquisa impactam diretamente a qualidade de vida da sociedade", destaca o coordenador da Apta, Carlos Nabil.

Programação

Em Campinas (SP), o IAC prepara visitas à Casa de Vegetação, ao Laboratório do Centro de Solos e à Estufa Histórica, por exemplo. No Ital, o público precisa se inscrever para participar das atividades, que incluem visitas às áreas de conservação e processamento de alimentos, contemplando o Laboratório de Embalagens Metálicas do Cetea e o processamento de insumos cárneos no CTC - inscreva-se: https://ital.agricultura.sp.gov.br/portas-abertas.

Em Nova Odessa (SP), o IZ planeja ações internas e ao ar livre, como visita ao Sistema Aquapec de integração de piscicultura e pecuária e a laboratórios móveis de análise de leite e efluentes, passeio de trenzinho com guia e uma mini-fazendinha.

Já em São Paulo, o IB, o IP e o IEA se uniram em uma atividade conjunta para mostrar suas pesquisas. O IB organiza visitas aos laboratórios, à Horta Experimental e ao maior cafezal urbano do mundo. Na área do IP, o destaque fica por conta da exposição demonstrativa sobre bactérias em placas de Petri e vacinas para peixes, enquanto o IEA planeja mostrar as estatísticas da produção agrícola e a sazonalidade de preços de maneira lúdica. O IP também participa com ações nas unidades de Votuporanga, Santos, Ubatuba e Pirassununga, na sexta-feira (18).

Já a Apta Regional de Andradina apresenta as pesquisas sobre a cultura da mandioca, educação ambiental, integração lavoura-pecuária e genética leiteira do gado Gir. Na Apta Regional de Pariquera-Açu, o visitante tem a chance de aprender sobre a cadeia do cacau, em uma apresentação que vai do cacau ao chocolate. Na Apta Regional de Pindorama, os destaques são a cultura da seringueira, a restauração florestal e o sistema de produção de cana-de-açúcar e soja.

A programação completa está disponível no link  https://apta.sp.gov.br/noticias/apta-portas-abertas-2024-confira-a-programa%C3%A7%C3%A3o.

Outras informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @aptasp

Confira o release no site da SAA