Acesso à alimentação
Secretaria de Agricultura reúne esforços para combater o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar
Compromisso foi reafirmado em reunião que deu posse à nova diretoria do Consea/SP

Por Comunicação SAA | Postado em 24/01/2023 00:00:00 | Atualizado em 03/02/2023 15:58:46

João Dornellas falou sobre prioridades de seu segundo mandato como presidente do Consea (crédito: Sergio Andrade/SAA)

A insegurança alimentar vivida por milhões de brasileiros é uma grande preocupação nacional. E a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) está atenta à questão. Isso ficou evidente na Reunião do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) realizada na manhã desta terça-feira (24), na sede da Pasta. “O meu compromisso é tratar o assunto como prioridade. Alimento é paz. E é isso que nós estamos precisando no Brasil. Nesse sentido, espero que o Consea estadual seja como o Estado de São Paulo, que é uma vitrine para tudo no País”, comentou Antonio Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.

A reunião teve como objetivo dar posse aos conselheiros. João Dornellas segue como presidente pelo segundo mandato.

Dornellas e Junqueira, em seus discursos, mostraram preocupação com o desperdício de alimentos, que chega a ser de um terço de sua produção total, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), instituto vinculado à SAA. “É inacreditável. Precisamos melhorar muito nesse sentido”, argumentou o secretário de Agricultura. “É gritante. Alarmante”, completou o presidente do Consea/SP.

João Dornellas antecipou que as prioridades, nessa segunda gestão, serão fortalecer o Programa Nacional da Alimentação Escolar, realizar a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e ouvir a população do Estado de São Paulo para a elaboração do Segundo Plano Estadual de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável. “O momento é de acelerar. Segurança alimentar é garantir que todos tenham acesso a alimentação na hora e na quantidade necessária”.

Também estiveram presentes Rosana Gaspar, que assumiu a vice-presidência do Consea/SP, Marcos Renato Böttcher, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Celso Matsuda, subsecretario de Abastecimento e Segurança Alimentar, Vanúzia Teixeira, coordenadora de Segurança Alimentar, e Carlos Fernandes, secretário executivo da Secretaria Municipal Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, representando o prefeito Ricardo Nunes.

Confira o release no site da SAA